Jogando no Quintal se apresenta em São Carlos
O Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão traz para São Carlos nesta sexta-feira, 27, a peça “Jogando no Quintal” um espetáculo jogado por palhaços totalmente improvisados que criam histórias a partir de temas sugeridos pelo próprio público. Será a partir das 20h, com única apresentação e entrada franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro com duas horas de antecedência por ordem de chegada.
Visto por mais de 180.000 pessoas só em São Paulo, o “Jogando no Quintal” é um espetáculo de improviso baseado na estrutura de um jogo de futebol. O elenco é formado por palhaços profissionais que criam as cenas na hora a partir de temas sugeridos pelo público. “Quem for assistir à peça vai vivenciar algo novo, o público de certa forma também atua durante as apresentações, pois elegem as melhores improvisações e interagem uns com os outros. Este espetáculo com certeza quebra as fronteiras de uma peça normal”, conta o diretor César Gouvêa.
Segundo César para realizar a arte do improviso, os palhaços treinam semanalmente há cerca de 10 anos para que no ato tudo saia conforme o esperado, já que os públicos são distintos a cada apresentação. “Os temas são sempre sugeridos, cada platéia é única, por isso para que se aja o improviso, os palhaços usam de várias ferramentas que os capacitam a fazer tudo na hora”
Com juiz e hino, o jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por uma banda de música que cria sons e melodias ao vivo. Cada rodada é diferente e tem um desafio novo para os palhaços: improvisar uma cena em 10 segundos, criar uma história, o jogo das letras e muito mais. Ao final de cada rodada, o próprio público ou “torcida” vota no time que fez a melhor improvisação. Cada vitória vale um ponto e, assim, o placar vai sendo construído.
O “Jogando no Quintal” foi criado em 2001, pelos palhaços César Gouvêa e Marcio Ballas. A idéia era unir em um único espetáculo as grandes paixões da dupla: o palhaço e a improvisação. “O elenco foi se formando naturalmente, quando outros palhaços com bastante experiência profissional foram aos poucos se juntando a nós. Ao longo do tempo fomos encontrando diversos profissionais com características e formações diferentes, o que acredito que tenha tornado o espetáculo muito mais rico”, diz o César Gouvêa.
Em 2008 os integrantes do “Jogando no Quintal” foram campeões mundiais de improviso pelo Campeonato Mundial de Match de Improvisação que fez parte do XI Festival Ibero Americano de Teatro de Bogotá, na Colômbia