O clube de leitura Leia Mulheres São Carlos, em parceria com o Espaço Múltiplo e a editora Ofícios Terrestres, convida para o lançamento de Pedra Preta, terceiro livro de poemas de Yasmin Bidim. Publicado pela Ofícios Terrestres, o livro é uma compilação de poemas escritos entre 2020 e 2025 e trata de temas como a memória, a morte, o amor, as paisagens do interior, a infância e a própria linguagem como objeto de reflexão poética.
Como aponta Mônica de Aquino, no texto da orelha, nesta obra a autora “vem nos lembrar, emaranhando memórias, geografias e palavras alheias a partir de uma escrita ágil e citacional, atenta às pequenas epifanias do dia e ao que há, inseparável, de inescapavelmente melancólico naquilo que nos cerca e que insiste em lembrar: ´um dia todos nós vamos acabar´”. Ou ainda, como destaca Gabriel Morais Medeiros no posfácio, no livro se expressa a “necessidade imperativa de dizer a lembrança do fim de todas as lembranças”.
O evento contará com roda de conversa com a autora e os convidados Rejane Rocha e Wilson Alves-Bezerra. A atração musical fica por conta de Adriana Gennari e Thiago Carreri tocando jazz & bossa.
AUTORA E PARTICIPANTES
Yasmin Bidim é pesquisadora e poeta. É doutora em Estudos de Literatura e mediadora do Leia Mulheres São Carlos. É autora de Livro dos Interiores (Penalux, 2020) e O corpinho então nada (Hecatombe, 2024).
Rejane Rocha é professora de literatura brasileira, leitora entusiasmada de literatura contemporânea.
Wilson Alves-Bezerra é poeta, tradutor e professor de literatura. É autor de Vertigens (poemas em prosa, Iluminuras, 2015, que recebeu o Prêmio Jabuti 2016), A Máquina de Moer os Dias (romance, Iluminuras, 2023), entre outros títulos.
Esperamos a presença de todos e todas!
Serviço:
Data: 9/12
Horário: 18h30
Local: Espaço Múltiplo
Rua Luiz Vaz de Toledo Piza, 346, São Carlos.
