10 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Mascote Duda Fuça visita a Casa de Portinari em dezembro

Mascote Duda Fuça visita a Casa de Portinari em dezembro

Personagem infantil da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo visitou o Museu

23/12/2023 07h39 - Atualizado há 9 meses Publicado por: Redação
Mascote Duda Fuça visita a Casa de Portinari em dezembro

Em mais um episódio da websérie infantil da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, “Se é Cultura, a Duda Fuça”, a mascote visita o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior do estado. O roteiro foi reflexo da comemoração pelos 120 anos do artista, em 2 de dezembro deste ano. O episódio foi ao ar nesta quinta-feira (21), às 14h, e está disponível no canal @cultsp no YouTube.

Nesta edição, Duda conta um pouco da história de Cândido Portinari, um renomado artista brasileiro que, por meio de sua obra, transcende fronteiras e se destaca por sua representação ímpar da cultura e da sociedade brasileira. Nascido em Brodowski, em 1903, “Candinho”, como era chamado, viu sua cidade natal tornar-se um cenário inspirador e formativo para sua carreira artística. Hoje, uma de suas residências deu origem ao Museu Casa de Portinari, que pode ser visitado por todos de forma gratuita.

Este é um projeto inovador do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria, trazendo uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão para as crianças, sobre a história e o patrimônio cultural de São Paulo. O objetivo é explorar as ricas histórias dos equipamentos culturais paulistas de forma dinâmica e lúdica.

Mais sobre o artista

Portinari emergiu em uma época em que a arte brasileira buscava identidade própria. Seu envolvimento com o movimento modernista brasileiro, liderado por figuras como Oswald de Andrade, o colocou na vanguarda da cena artística. Assim, a vida e a obra de Cândido Portinari são um testemunho duradouro da capacidade da arte e da cultura de transcender barreiras e inspirar reflexão. Mesmo após 60 anos de sua morte, seu impacto perdura, influenciando gerações de artistas e sendo referência para todos aqueles que apreciam a riqueza da expressão artística e cultural.

Se é Cultura, a Duda Fuça

A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela vai levar as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.

No primeiro episódio da websérie, “Duda Fuça” mostrou a história da icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. O vídeo apresentou ainda uma entrevista com a secretária da Cultura, Marília Marton, que falou sobre o papel da pasta na gestão pública.

Já o segundo episódio contou com um passeio pelo Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas. Por meio de experiências interativas, em sua maioria, o espaço busca expandir o conhecimento sobre ciência e tecnologia.

No terceiro episódio, a websérie mostrou o universo circense no Mundo do Circo SP, ressaltando a importância do espaço e suas atrações, O lugar foi criado para valorizar as experiências lúdicas e afetivas deste universo tão divertido e emocionante.

Por fim, no quarto episódio, a mascote esteve no Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, compondo as ações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Sobre o Museu Casa de Portinari

Fundado em 1970, o Museu Casa de Portinari é formado por um conjunto de imóveis que pertenceram à família do artista. A casa principal, onde moravam, exibe mobílias, objetos pessoais, fotografias, estudos e rascunhos de pinturas. Outros materiais podem ser encontrados na casa da Nonna e do Tio Beppe, que estão conectadas.

Há também a Capela construída por Portinari em homenagem para a avó. No templo católico, estão diversas pinturas murais, comentadas e analisadas por amigos, como Mario de Andrade e Gustavo Capanema, entre outros artistas contemporâneos de Portinari. As obras sacras são objeto de estudo contínuo pela equipe do museu e pesquisadores.

Serviço

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).

Entrada: O acesso é gratuito, no entanto, o Museu adota o modelo de ingresso voluntário. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.

Expediente de fim de ano: Véspera do Natal – 24/12: aberto até às 13h; Natal – 25/12: fechado; Véspera do Ano Novo – 31/12: aberto até às 13h; Ano Novo – 01/01: fechado.

Mais informações no site.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x