Mesa redonda encerra atividades
Neste sábado,28, apartir das 15h, será realizada a mesa redonda de encerramento das atividades do Projeto Feminino Expandido no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, localizado na rua Dona Alexandrina, 844, no centro.
Foram promovidas, além da exposição coletiva de três artistas, oficinas e momentos de discussão e reflexão durante o mês de março e abril com o objetivo de ressaltar o papel da mulher afrodescendente nas artes.
O tema da mesa redonda será “Quem é a mulher afrodescendente que produz arte na sociedade brasileira hoje?” e terá mediação da artista plástica, pesquisadora e Mestreem Artes Visuaispela UNESP, Vanessa Cristina Lambert. A artista tem por fundamento investigar junto às participantes como se dá a produção de artes nas áreas de dança, com a presença de Janette Santiago do Espaço Crisantempo, de artes cênicas com Michelle Mattiuzzi do Coletivo Contratempos e de literatura com Raquel de Almeida do Sarau Elo da Corrente, quando as proposições são feitas por protagonistas negras ou mestiças que possuem a sua própria saga ou história para o mote criativo.
Também será abordada na mesa redonda como acontece o processo de pesquisa e criação em cada uma das áreas e como o público recepciona a produção de mulheres negras, que são profundamente estigmatizadas pela sociedade brasileira.
Segundo Lívia Martucci, chefe da Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura, esta mesa terá o papel de ampliar as discussões da exposição para além das artes visuais, oportunizando a reflexão sobre questões de gênero aliadas a questões étnicas unindo as diversas linguagens artísticas. “O encerramento do projeto está aberto a escritores, bailarinos, atores e artistas em geral para discutirem com os palestrantes questões inerentes à produção artística”, destacou.