16 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > MinC lança aba de monitoramento da execução de recursos da PNAB

MinC lança aba de monitoramento da execução de recursos da PNAB

Ferramenta permite acompanhamento detalhado da utilização de valores por estados e municípios

07/08/2024 06h39 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
MinC lança aba de monitoramento da execução de recursos da PNAB Foto: MinC

Nesta segunda-feira, (5), o Painel de Dados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), ganhou uma nova funcionalidade, a aba Utilização dos Recursos. Nela, há painéis e gráficos interativos atualizados mensalmente, que tem como objetivo oferecer transparência e acesso à informação sobre a gestão do fomento à cultura no Brasil.

A nova ferramenta disponibiliza, de maneira detalhada, dados sobre os valores recebidos e a utilização dos recursos por parte dos estados e municípios que tiveram seus planos de ação aprovados.

Entre os dados apresentados, estão os valores recebidos por estados, DF e municípios, totalizando mais de R$ 2.9 bilhões. Os valores utilizados ultrapassa os R$ 71 milhões. Há gráficos que destacam os municípios por região e as situações das capitais, sendo a região Nordeste a que mais utilizou os recursos até o momento. Além disso, são indicados os estados que mais utilizaram os recursos, atualmente, Paraíba, Goiás e Acre. O estado do Piauí se destaca como aquele onde os municípios mais utilizaram os recursos. E São Paulo, é o estado com maior saldo em conta.

Segundo o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, essa é mais um recurso de transparência disponibilizado pela Pasta para que o cidadão monitore o destino do fomento.

“A aba de monitoramento, além de ser uma importante ferramenta de transparência, é essencial para consolidar o controle social acerca da utilização dos recursos da PNAB pelos entes, pois é da essência desta política a participação da sociedade na escolha das prioridades de investimento dos recursos”, avalia.

Para fins de comparação, há um painel que detalha o valor utilizado pelos municípios por região, número de habitantes e a situação de cada capital, dados que ajudam a traçar um desenho da distribuição e uso dos valores em todo o país. Há também a possibilidade de fazer o download dos dados.

“Consultando os painéis, as pessoas poderão obter informações e acompanhar o desempenho do seu estado ou município na execução da política”, afirma Teresa Cristina de Oliveira, diretora de Fomento Direto da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), ao exaltar o processo já consolidado pelo MinC no campo da transparência ativa.

A adição da aba complementa outras ferramentas já existentes no painel, como o marcador de Pagamentos, que permitiu o acompanhamento diário dos repasses dos recursos da PNAB aos estados e municípios; a Segmentação, que busca entender como e onde os recursos da PNAB estão sendo aplicados; e os dados sobre os planos de ação que integram a política.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x