18 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > MinC participa do Transformar Juntos para debater cultura como economia portadora do futuro

MinC participa do Transformar Juntos para debater cultura como economia portadora do futuro

Evento do Sebrae reúne gestores públicos e lideranças locais de diversas partes do país para troca de experiências sobre políticas públicas

11/07/2024 06h47 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
MinC participa do Transformar Juntos para debater cultura como economia portadora do futuro Foto: MinC

Começou nesta terça (9), o evento Transformar Juntos, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para promover o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios. O Ministério da Cultura (MinC) foi convidado a participar como parceiro, para demonstrar o poder transformador de políticas públicas culturais e o impacto positivo do setor na economia e na geração de renda.

Diversos temas serão discutidos ao longo de três dias de evento. O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) do MinC, Thiago Leandro, participou do painel Economias Portadoras do Futuro, que destacou os segmentos de Energia, Cultura e Turismo como potenciais para impulsionar o país.

Durante o evento, ele demonstrou a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) como exemplo positivo de nacionalização das políticas públicas, e destacou a importância de envolver a sociedade civil em todo o processo.

“É muito melhor construir política pública junto com a sociedade civil, junto com os conselhos de cultura, fortalecendo o Sistema Nacional de Cultura. A chance de errar, construindo política pública junto com a sociedade civil, é menor. E o MinC está à disposição com modelos de editais, plantões de dúvidas e todos os canais de atendimento para contribuir com a boa execução da PNAB”, declarou.

A gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, Patrícia Mayana, que também participou do painel, celebrou o fato dos recursos da cultura estarem chegando até os municípios, e lembrou das possibilidades de parceria para garantir a boa execução.

“É muito importante que o dinheiro chegue, mas é muito importante também que seja bem utilizado. E é por isso que nós, do Sebrae, temos programas para capacitar, promover orientações e consultorias para que os recursos sejam bem utilizados e que, principalmente, gerem frutos e valor”, destacou.

Atendimento

O evento Transformar Juntos é realizado até o dia 11 de julho, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Gestores públicos estaduais, municipais, agentes de desenvolvimento e lideranças locais de diversas partes do país participam dos debates.

O MinC está presente com um estande de atendimento que ficará à disposição para apresentar as políticas de fomento à cultura que estão sendo executadas, além de tirar dúvidas sobre as formas de acesso e sobre as ferramentas disponíveis para auxiliar na execução dos recursos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x