Ministério da Cultura dá início à Semana de Ambientação
Atividade, que começou nesta segunda (9), reuniu dirigentes
Para receber os novos servidores temporários, aprovados no Processo Seletivo Simplificado realizado em setembro, o Ministério da Cultura (MinC) deu início nesta segunda-feira (9) à Semana de Ambientação, atividade que consiste em uma série de palestras com secretários, diretores e coordenadores da Pasta sobre as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas. Os contratados irão atuar na aplicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
“Nenhuma política feita até hoje teve um engajamento tão alto quanto esta que vocês são responsáveis por nos ajudar a instituir. É um momento interessante, no qual estamos qualificando o instrumento de gestão, de adesão, de participação, de estruturação da PNAB”, destacou o secretário-executivo do Ministério, Márcio Tavares.
E acrescentou: “essa política precisa ser a chama que faz com que o Sistema Nacional de Cultura, que nós aprovamos no ano passado, a regulamentação que estamos desenvolvendo agora, possa se transformar de fato no SUS da Cultura, em uma política que se desenvolve de forma sistêmica, com responsabilidade”.
O concurso disponibilizou vagas nas áreas Técnicas de Complexidade Intelectual e Técnicas de Suporte. Os trabalhadores selecionados serão lotados em diferentes secretarias do Ministério. A duração inicial da prestação de serviço é de um ano, podendo ser estendida por mais quatro.
Também participaram do encontro os secretários Joelma Gonzaga (Audiovisual), Fabiano Piúba (Formação, Livro e Leitura) e Henilton Menezes (Economia Criativa e Fomento Cultural).
“Estamos recebendo os temporários oriundos do processo seletivo feito em parceria com a FGV, para atuarem nos processos relativos à PNAB. Para além do reforço que teremos para a execução desta política pública tão importante, a chegada de 99 pessoas para trabalharem no Ministério traz um frescor e uma nova energia. Teremos uma semana inteira de ambientação e na próxima segunda-feira todos estarão compondo as equipes do MinC”, comentou a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Bruna Santos.
A programação terá sequência nesta terça (10), com o painel Integridade. Os temas são Da Constituição ao Cotidiano: Princípios da Administração Pública na Prática, a cargo da chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Ana Vitoria Piaggi; O Papel da Ouvidoria Pública na Promoção do Controle Social, com a Ouvidora, Aline Toffeti; Ambiente de Trabalho Saudável é uma Utopia?, com Bruna Santos; e O Aprimoramento da Gestão a partir da Visão Correcional, com o corregedor Jorge Arzabe.