Mostra Ocupa PB abre programação de atividades
De 22 a 25 de novembro acontece na sede do grupo de teatro Preto no Branco a Mostra de Teatro PB que contará com a participação de vários grupos da cidade que apresentarão seus trabalhos voltados as artes cênicas. Além disso, haverá exibição de filmes e rodas de bate-papo sobre teatro produzido na cidade de São Carlos. A sede do Grupo preto no Branco fica na Rua Major José Inácio, 1565, Centro. A entrada é franca.
Nesta quinta-feira, 22, o evento abre sua programação com duas atividades. A partir das 20h30 haverá a apresentação da Prosa Poética de autores de São Carlos e autores do livro “Ação Cultural na Terceira Idade”, sendo eles Eduardo Kebbe, Mércia Genovez, Dagoberto Rebucci, Arlete Chiari, Fernando Furlan, Bolívar Romualdo, Sara Bonone, entre outros. O grupo atuou recentemente no evento “Vá Ler” do coletivo Topamos Ler e tem como característica a divulgação e o cultuar de um teatro poético.
“Nesta apresentação vamos seguir o roteiro que contará com partes musicais entre as prosas. Há uma dinâmica a ser seguida. Fiz uma síntese de minhas duas ultimas encenações além de incluir outros textos. O objetivo é divulgar a narrativa poética”, conta Dagoberto Rebucci.
A partir das 21h será a apresentação “Monta Desmonta Compra Ti (Cidade)” com o grupo Navegantes do Concreto. O grupo tem como características realizar apresentações em espaços alternativos e em ruas. A peça suscita o pensamento crítico do público em relação aos setores de serviços públicos. Relatos contados por diversos moradores da cidade servem de inspiração para a montagem e desmontagem desta historia feita por todo mundo.
Segundo o diretor do grupo Preto no Branco e produtor cultural, Fernando Cruz o objetivo da mostra de teatro “Ocupa PB” é unir os artistas de São Carlos em um único espaço onde poderão apresentar seus trabalhos de diversas formas seja por peças, intervenções ou compartilhamento de processos.
“A mostra visa agregar as atividades realizadas durante o ano de 2012 pelos artistas e grupos independentes de teatro. A iniciativa também tem o intuito de divulgar o movimento cultural de forma que ele ganhe destaque na cidade. Este ato artístico será muito importante para o coletivo de teatro em geral”.
O grupo Preto no Branco está realizando de forma independente o evento em parceria com o Tusp- Núcleo de Teatro da USP do campus São Carlos. Os grupos participantes serão: Preto no Branco, Casa da Sogra, Núcleo Tusp, Cia Sanca de Teatro, Navegantes do Concreto, Atuando em Psi, Dagoberto Rebucci e elenco, Encontralhaços ponto de cultura, Ramon Mattos e Quem Procura Acha.