23 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > No balanço do Trio Nordestino

No balanço do Trio Nordestino

24/01/2013 11h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
No balanço do Trio Nordestino

Considerado um dos maiores nomes do forró no Brasil, o Trio Nordestino apresenta nesta quinta-feira, 24, no Projeto Sonzêra do Sesc São Carlos, o show com o repertório que passa pela sua própria história. Uma apresentação que contagia o público sem deixar ninguém parado. Será a partir das 20h e a entrada é franca.

 

Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró pé-de-serra, um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triangueiro. O trio apareceu em disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão.

As músicas do Trio Nordestino refletem as questões da vida, de quem entende de sofrimento e de barra pesada, mas faz questão de transpirar uma imensa alegria pelos poros. “Procurando Tu” foi o maior sucesso do trio, no início dos anos 1970, fazendo o que as companhias de disco hoje chamam de crossover, ou seja, pulou da parada sertaneja para as rádios dos mais diversos segmentos.

Na TV, tornaram-se frequentadores assíduos dos programas de TV do Chacrinha e de Flávio Cavalcanti, chegando a vender cerca de um milhão de discos.

Infelizmente, os anos 1980 levaram um dos integrantes do trio, Lindu, ainda jovem e em plena forma criativa. Seu substituto, Genaro, não deixou a sanfona cair e o Trio seguiu na estrada. Outro integrante, Cobrinha, veio a falecer e houve algumas modificações. Atualmente o Trio Nordestino é formado por Luiz Mário, Coroneto e Beto Souza.

Com 52 anos e mais de quarenta discos depois, o Trio Nordestino continua a fazer as pedras rolarem. Seu público rejuvenesceu e ganhou poder aquisitivo, a garotada de classe média alta do Rio e São Paulo e todo o Nordeste tem deixado de lado a internet para ir bater coxa no salão.

A banda chega aos 52 anos tocando o verdadeiro forró-pesado e com mais um trabalho lançado: “O povo quer forró” que é um CD de músicas inéditas, gravado no Recife com toda a pegada nordestina dos músicos de lá.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Forrozeiro
Forrozeiro
11 anos atrás

Ai sim eu dou valor!!!

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x