6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Oficina Cultural oferece cursos de fotografia

Oficina Cultural oferece cursos de fotografia

03/05/2012 09h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Oficina Cultural oferece cursos de fotografia

A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda oferece duas oficinas sobre fotografia. Uma é a “Oficina FotogrÁfrica – Um Olhar Fotometrado”, ministrada pelo professor de Artes Plásticas, História e Fotografia, Rogério Entringer. A outra é a “Oficina: fotografando em digital”, coordenada pelo professor de Fotografia Publicitária Carlos Altino.

A “Oficina FotogrÁfrica – Um Olhar Fotometrado”, teve início no dia 19 de abril e terminará no dia 31 de maio, com aulas semanais que acontecem todas às quintas-feiras, das 18h45 às 21h45. A partir de informações técnicas e conceituais da linguagem fotográfica e do estudo sobre a influência da cultura africana na formação da identidade nacional, os participantes serão levados a produzir trabalhos fotográficos que evidenciem este legado cultural nos dias atuais. “A dinâmica da oficina e composta de explanação discursiva, apoiada de data show, no qual são transmitidos o ato fotográfico ao longo da história, conceitos e filosofias do fotográfico, leituras de fotografia com ênfase nos fotógrafos que se consagraram com temas que envolve a cultura afro-brasileira, tais como José Medeiros, Pierre Fatumbi Verger, Walter Firmo, Mário Cravo Neto, entre outros. A segunda parte compreende produções de fotografias temáticas”, diz o coordenador Rogério Entringer.

Nesta oficina, cuja linguagem é a produção de fotografias que afirme a cultura africana na formação do Brasil, os participantes utilizarão de técnicas como, fotometria, planos de tomada, enquadramento, profundidades de campo, WB, entre outras técnicas. Além de efeitos fotográficos, que compreendem o nível básico, linguagens conceituais e filosóficas que atendem ao público intermediário e avançado.

A “Oficina: Fotografando em Digital”, que teve inicio no último sábado, irá até o dia 30 de junho, e acontecerá aos sábados, das 14h30 às 17h30. O curso é direcionado às pessoas que já possuem conhecimentos básicos de fotografia, que tenham interesse em aperfeiçoar-se nesta arte e técnica visando uma produção fotográfica voltada para a qualidade e não para a quantidade de imagens. O coordenador Carlos Altino diz que entre aulas práticas e teóricas o objetivo é incentivar o processo criativo e a expressão própria. “Os alunos vão instigar o interesse pelas imagens que os cercam. Proporcionar a interpretação, a análise e a sensibilização para trabalhos de fotógrafos reconhecidos, ampliando a cultura visual. O aluno também poderá compreender e obter melhor desempenho de seu equipamento fotográfico”.

Sobre Rogério Entringer

Rogério Entringer é professor de História, História da Arte e da Arquitetura, Artes Plásticas e Fotografia. É graduado em História pela Unesp de Assis, e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC do Rio de Janeiro. Foi aluno especial do Programa de Mestrado e Doutorado do Instituto de Artes e Multimeios, da UNICAMP entre 2008 e 2009.

Em sua formação acadêmica, artística e fotográfica constam nomes como Emídio Luisi, Fernando Cocchiarale, Fernando de Tacca, Roberto Conduru e Ronaldo Brito Fernandes.

Publicou artigos nos Anais do Colóquio Luso Brasileiro em 2003, e nos Anais do Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte em 2004, ambos no Rio de Janeiro.

Iniciou-se em Fotografia em 1999 documentando a região do sul da Bahia. Tem empreendido viagens pelo Brasil e Exterior registrando a cultura, paisagem, vegetação, cidades, arquitetura e o trabalho da população. É professor de Fotografia nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, já atuou em Limeira, Cordeirópolis, Louveira, Piracicaba, Mogi-Guaçú e São Carlos. Atualmente trabalha e pesquisa a fotografia como narrativa visual no processo ensino-aprendizagem em Filosofia, História, História da Arte e da Arquitetura.

Sobre Carlos Altino

Filho de fotógrafo, familiarizado desde pequeno à esse ambiente ganhou sua primeira câmara aos sete anos de idade.Trabalhou com seu pai até completar o Curso de Formação de Professores Primários no Instituto de Educação “Dr. Álvaro Guião” em São Carlos. Licenciado em Pedagogia pela Fundação Santo André, com Curso de Especialização em Administração de Pessoal pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e Pós Graduação em Recursos Humanos pela Fundação “Getúlio Vargas”, trabalhou em empresas de porte como General Motors, Citibank, Corning e Chiclets Adams, nunca deixando de lado sua câmara fotográfica. Aos quarenta e oito anos, em busca de uma melhor qualidade de vida, voltou para sua cidade natal onde por mais vinte anos atuou como fotógrafo profissional. Aposentado, atualmente é Professor de Fotografia Publicitária no Curso de Publicidade e Propaganda da Unicep, ministrando cursos também na Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x