Oficina Cultural terá Cine Clube
Com o objetivo de estimular e discutir sobre o cinema, a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda retomará as tradicionais sessões do Cine Clube em São Carlos. A primeira reunião sobre o projeto aconteceu na última sexta-feira (9).
De acordo com o coordenador da Oficina, Ney Vilela, a ideia começou a partir de uma conversa entre ele e os cineclubistas Fernando Nogueira e Elvio Tamoio.
“A Oficina Cultural está com um espaço ocioso e eu quero que aqui esteja cheio sempre. Segunda-feira é um dia que as coisas não acontecem muito em São Carlos, portanto, a ideia é fazer as sessões nesse dia da semana”.
Ele conta que a ideia do Cine Clube também foi aprovada por Getúlio Alho e por professores da área de história, como, por exemplo, Marco Bala. “O Elvio fez uma oficina sobre Cultura e o Fernando está com uma sobre Cinema. Então, estamos com uma massa crítica suficiente para organizar este projeto. A reunião de sexta-feira serviu para expor essa possibilidade e o pessoal presente gostou muito da ideia”.
Ele explica que a primeira ideia é começar a formar público sem perder a qualidade de um Cine Clube. “Vamos começar com um ciclo de filmes clássicos do cinema de todos os tempos. Entre os clássicos, é necessário apresentar ao público os grandes personagens da sétima arte”.
A partir disso, será feito um estudo que lembrará momentos importantes do cineclubismo de São Carlos. “Posteriormente também trabalharemos com curtas. A minha impressão é que estaremos operantes já na primeira quinzena no mês de abril. Na quinta-feira (15) vai ter outra reunião, para cada um palpitar quais serão os clássicos que as pessoas querem ver. Já vamos elaborar as programações da primeira semana. Além disso, cada sessão terá um debate com análises e comentários sobre o filme exibido”, finaliza o coordenador da Oficina Cultural.