9 de Dezembro de 2023

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas destina verbas à Cultura

Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas destina verbas à Cultura

Lei sancionada na manhã desta quarta-feira (1) prevê recursos para Política Nacional Aldir Blanc

06/11/2023 05h02 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas destina verbas à Cultura Foto: Ricardo Stuckert

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta quarta-feira (1º), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de sanção do Projeto de Lei n° 4172/2023, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, no Palácio do Planalto. Por meio dele, serão contempladas as áreas da cultura, saúde e educação.

O Pacto estabelece diretrizes para a aplicação de recursos da Política Aldir Blanc (PNAB), maior política cultural da história do país, que tem o objetivo de fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.

Para a ministra Margareth, esse é mais um passo rumo à efetivação das políticas culturais no país e um gesto sobre a centralidade da cultura no governo federal.

A construção, ampliação, reforma e modernização de espaços culturais, incluindo aqueles criados por estados e municípios ou vinculados a eles, além da aquisição de equipamentos e acervos estão entre as ações previstas pelo Pacto.

Como os CEUs da Cultura, equipamento público de uso cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

O Pacto prevê, ainda, permissões para que novos recursos sejam transferidos para conclusão das estruturas, mesmo se o valor original tiver sido todo repassado, e assegura que os recursos possam ser aportados pela União, pelo ente responsável pela obra e, nos casos de obras municipais, também pelo estado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x