16 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Patrimônio cultural brasileiro é tema do sexto episódio

Patrimônio cultural brasileiro é tema do sexto episódio

Programa traz como entrevistados o presidente do Iphan, Leandro Grass, e o diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC

07/08/2024 06h44 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Patrimônio cultural brasileiro é tema do sexto episódio

Você sabia que o Brasil possui 37 mil sítios arqueológicos, 53 bens registrados como patrimônio imaterial e 1.196 bens tombados como patrimônio material? E com esse tema, patrimônio, preservação e identidade cultural, fechamos a segunda temporada do Podcast do MinC. O sexto episódio traz como entrevistados o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC), Tião Soares.

O Iphan é uma das sete instituições vinculadas ao MinC e possui 87 anos. Sua missão é preservar, promover e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. Leandro Grass está na liderança do Instituto desde 2023.

“Estamos trabalhando alinhados à missão do MinC de reconstruir as políticas culturais. O patrimônio cultural é muito importante para o desenvolvimento do país, para a memória, para as identidades culturais e para o desenvolvimento das cidades e dos territórios. A gente tem encarado essa missão com muita dedicação e responsabilidade”, destaca Grass.

O presidente falou ainda que, ao longo dessas quase nove décadas, o papel do Iphan foi reconhecer, a partir das indicações da sociedade civil, os bens culturais, sejam eles físicos, materiais, monumentais e edificados, mas também o que é importante em termos de memória, saberes, tradições e modos de fazer.

“Patrimônio cultural fala sobre a nossa história e aquilo que moldamos enquanto sociedade. Hoje, a patrimonialização, ou seja, reconhecer o que é um patrimônio é um processo muito cuidadoso, que envolve a sociedade. Portanto, a política do patrimônio é naturalmente uma política de participação social”, comentou.

O segundo bloco do Podcast do MinC é com Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC. Segundo ele, é fundamental não apenas reconhecer, mas também implementar políticas de salvaguarda para as expressões culturais que compõem o patrimônio imaterial do país.

“O nosso país tem um patrimônio material imenso e precisa ser preservado. Não somente tombado, mas é importante uma reutilização desses espaços culturais para o desenvolvimento das políticas culturais no Brasil. Bem como o patrimônio imaterial, que precisa de uma política de salvaguarda para as diversas expressões, que referenda sobretudo para a afirmação das nossas identidades culturais nacionais.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x