27 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Público marca presença em show da Jovem Guarda

Público marca presença em show da Jovem Guarda

31/10/2012 12h03 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Público marca presença em show da Jovem Guarda

Relembrando os melhores momentos dos anos 60, grandes artistas da Jovem Guarda estiveram na tarde desta terça-feira, 30, no Sesc São Carlos e apresentaram um espetáculo musical no projeto Jovem Guarda para um grande público.

O show contou com a presença de Waldirene, a eterna garota de Roberto Carlos, os irmãos da banda Os Vips Márcio Antonucci e Ronald Antonucci e Wanderley Cardoso.

O movimento deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. É considerado um dos maiores fenômenos nacionais do século XX. O músico Márcio, da banda Os Vips, conta que tamanho do sucesso e influência sobre as pessoas se deu devido ao alcance que a televisão tinha na época. “O sucesso da Jovem Guarda aconteceu de forma muito natural. Não foi algo forçado. Acredito que tenha sido porque o programa de televisão tinha muita audiência, a cada novo programa surgia algo novo, podia ser uma roupa, um jeito de falar, um acessório, enfim naquele tempo não havia nada que pudesse ser comparado em termos de audiência. Era um absurdo”.

A principal influência da Jovem Guarda foi o rock and roll. Grande parte das letras das tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas.

Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.

Ronald, de Os Vips, diz o que foi de melhor nos tempos da Jovem Guarda. “A união. Um torcia pelo outro, havia um desejo para que os companheiros estourassem musicalmente, não havia inveja e sim parcerias entre nós. Por exemplo, a Jovem Guarda só chegou onde chegou porque Roberto Carlos e o Erasmo dividiam conosco suas composições e assim por diante”.

Sobre o cenário musical dos dias de hoje o cantor e compositor Wanderley Cardoso deu sua opinião. “Há vários tipos de música brasileira. Tem vezes que eu ligo o rádio e logo desligo, hoje muitas músicas são feitas com vogais. Porém há canções lindissimas que estão sendo feitas pela nova geração de compositores. Inclusive tenho um novo projeto que mudará minha carreira radicalmente”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x