Quarteto homenageia Tom Jobim
Show "Trinta anos sem Tom" resgata grandes sucessos do Maestro Soberano
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, compositor de centenas de canções mundialmente famosas e “sócio-fundador” da Bossa Nova, morreu há 30 anos, deixando um legado inigualável para a cultura brasileira e a música mundial. Seus sucessos serão relembrados pela cantora Adriana Gennari e o pianista Murilo Barbosa em show nessa quinta, 21/11, no Espaço Múltiplo em São Carlos. Estarão acompanhados ainda pelo baixista Fabiano Nunes e pelo baterista Nicholas Martins.
As músicas desse show tributo foram escolhidas com cuidado a dedo. No repertório do show estarão presentes composições representativas das várias “fases” criativas de Jobim. Desde “Chega de Saudade”, canção símbolo da fundação da Bossa Nova, passando pelo romantismo e inocência da Bossa Nova (com “Esse seu olhar”, “Ela é Carioca” e obra prima “Garota de Ipanema”), até uma de suas últimas composições, “Forever Green” (de seu último disco, “Antônio Brasileiro”, de 1994), em que mostrava a preocupação com o desequilíbrio ambiental e as causas em defesa dos animais e florestas.
As composições de Jobim foram além dos rótulos comerciais e se banharam em inúmeras fontes, desde o universo erudito de Debussy e Chopin, passando pelo folclore, música popular dos sertões aos bares e morros do Rio de Janeiro, sem esquecer o amor boêmio, a poesia moderna de Drummond e João Cabral, a literatura e até a paixão pela natureza. Sutileza interpretativa, maestria harmônica e ritmo envolvente são características de Jobim, e suas músicas ajudaram a criar a identidade musical moderna do Brasil – as sementes do que viria a ser a MPB. Por isso a homenagem é mais que necessária.
Show “Trinta anos sem Tom”:
Murilo Barbosa – piano e arranjos
Fabiano Nunes – baixo
Nicholas Martins – bateria
Adriana Gennari – voz
Data 21/11 – quinta-feira
Horário: 20h30 A casa já estará aberta desde 19h.
Local: Espaço Múltiplo – Rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, 246