Roda de Choro da UFSCar se apresenta hoje no Espaço Múltiplo
s objetivos do projeto são difundir a cultura brasileira por meio do gênero musical choro e gerar aprendizado musical sobre choro
DA REDAÇÃO
O Projeto Roda de Choro da UFSCar realiza uma apresentação hoje, 9 de outubro, a partir das 19h30, no Espaço Múltiplo. A entrada será grátis.
”O choro surge em meados de 1880, nos subúrbios do Rio de Janeiro por grupos musicais boêmios descompromissados, que tinham prazer em fazer música, a partir de três elementos formadores: a polca (dança europeia), o sotaque do colonizador (a melancolia da música dos portugueses) e a influência musical dos escravos negros”, relata Fernando Galizia, professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Para o professor, o principal expoente desse gênero musical é, “certamente, Pixinguinha e sua música ‘Carinhoso’. Mas também temos Jacob do Bandolim com ‘Doce de coco’, Waldir Azevedo com ‘Brasileirinho’ e muitos outros”.
Os objetivos do projeto são difundir a cultura brasileira por meio do gênero musical choro e gerar aprendizado musical sobre choro. Além disso, os encontros buscam gerar bem-estar e promover igualdade entre os participantes.
As rodas são abertas ao público. Dúvidas podem ser esclarecidas junto ao coordenador da atividade pelo e-mail [email protected].
O Espaço Múltiplo fica na Rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, número 246, no Jardim Lutfalla – São Carlos (SP).
Informações pelo telefone (16) 99263-0800