10 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe apresentações de teatros de sombra

São Carlos recebe apresentações de teatros de sombra

14/06/2012 08h50 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe apresentações de teatros de sombra

Neste final de semana o grupo teatral Sobrevento fará duas apresentações em São Carlos com o projeto de Teatro de Sombras para crianças. Eles trazem o espetáculo “A Cortina da Babá”. A peça será apresentada no Teatro do Sesc no sábado (16), às 16h, e no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, no domingo (17), às 20h.

O espetáculo “A Cortina da Babá” é destinado ao público infantil e baseia-se no texto da escritora inglesa Virginia Woolf, com o formato dos tradicionais teatros de sombra chineses. “Ele chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz”, conta o dramaturgo e ator-manipulador do grupo Maurício Santana.

Com referencias e técnicas do teatro de sombras chinesas o Sobrevento apresenta um espetáculo como nunca se viu feito pelas mãos de artistas brasileiros, dando à sua montagem um ar mágico, delicado e surpreendente.

Com quatro atores manipuladores, música original criada por Pedro Bogossian, cenografia e figurinos de André Cortez, “A Cortina da Babá”, narra a história de uma babá que cochila enquanto costura uma grande cortina azul bordada com figuras que representam animais e uma pequena aldeia. Ao quinto ronco, as figuras vão ganhando vida e a história se desenrola, até que no final quando a babá acorda, os animas congelam-se de novo no tecido, e ela continua a costurar. “Após a apresentação, vamos promover debates e coordenaremos uma oficina com as crianças. Uma exposição de sombras chinesas será montada nos saguões dos teatros. Queremos promover uma comunicação intensa e contemporânea com as crianças, não por meio do entendimento lógico, mas sim da sensação, sensibilidade, emoção e envolvimento.”, diz Maurício.

O Grupo Sobrevento existe há 25 anos e é reconhecido internacionalmente como uma das maiores referencias brasileira do teatro de animação. O grupo mantém um repertório de espetáculos que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Já esteve em diversos países do mundo representando o Brasil em alguns dos festivais mais importantes do mundo. A peça “A Cortina da Babá” ganhou o prêmio FIL, de Melhor Espetáculo na opinião do júri popular no Festival Intercâmbio de Linguagens em 2011, no Rio de Janeiro

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x