São Carlos tem 1º Concurso de Poesia
A Semana da Poesia é comemorada anualmente no mês de março e, desde então, a Prefeitura Municipal de São Carlos, por intermédio da Secretária Municipal de Educação e da Coordenadoria de Artes e Cultura, promove o 1º Concurso de Poesia de São Carlos. O concurso é para os estudantes da rede de ensino do município, que estejam matriculados nas instituições de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, abrangendo a rede pública municipal, estadual ou privada.
“Estamos fazendo a divulgação pessoalmente em todas as escolas, levando o material do concurso a toda rede de ensino”, ressalta a bibliotecária Sonia Pinheiro, integrante da Comissão Organizadora do Concurso, que também é composta pela bibliotecária Juliana Pugliesi e a cientista social, Denise dos Santos.
O projeto tem como objetivo incentivar a criatividade literária e o hábito da leitura e escrita, promover novos talentos, valorizar a arte poética e proporcionar um espaço de expressão por meio da palavra. As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente, até o dia 29 de junho, na Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, por meio de ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente. Os menores de 18 anos no ato da inscrição deverão estar com autorização preenchida e assinada pelos responsáveis.
A bibliotecária Claudete Cury Sacomano explica que cada participante poderá apresentar até dois poemas, com o mesmo pseudônimo e que o concurso está dividido em três categorias e serão selecionados e premiados os três melhores poemas de cada categoria. “Dividimos em três categorias, I, II e III, sendo a primeira para Ensino Fundamental, que são alunos de 3º a 5º ano, a segunda para o Ensino Fundamental, para alunos do 6º a 9º ano, e a terceira para o Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante. Os critérios considerados serão criatividade, originalidade, coesão e coerência temática.”.
Os resultados serão divulgados no dia 28 de setembro e a premiação dos três primeiros classificados de cada categoria será entregue na cerimônia de abertura da “Estação Leitura”, em outubro. Todos receberão certificado de participação. “Esse concurso é uma grande oportunidade para os pequenos e novos poetas mostrarem sua arte, e esperamos como resultado, descobrir novos poetas latentes em nossa cidade”, diz Claudete C. Sacomano.