Separação: como lidar com o problema
Quando a vida afetiva está desgastada e o casal percebe que não há mais nada em comum entre os dois, uma alternativa sadia pode ser a separação. Mas como saber qual o momento certo para tomar essa importante decisão, já que no caso dos casais que são casados, moram juntos, ou tem filhos, há um desgaste maior e um lado jurídico a ser resolvido? E como lidar com a dor causada para aqueles que seguem esse caminho?
Se o casal já não se fala como deveria, se não há respeito, cumplicidade, paixão e amizade, é hora de fazer uma análise e avaliar o que ainda vale a pena ou não na relação. Caso as duas partes concluam que não a mais nada em comum e que a vontade de ficarem só é maior, ai é chegado o momento da separação, mesmo que isso seja doloroso. “Uma medida que poderá trazer benefícios para a crise é que o casal procure uma terapia especializada, em que o profissional poderá direcioná-los melho e deixar alguns pontos esclarecidos. É importante avaliar os prós e os contras, colocando todas as questões na balança. Não vale a pena ficar em uma relação que só traga desprazer. Nessas horas a comunicação é fundamental, ouvir o parceiro, saber colocar-se diante das situações e entender a perspectiva do outro, ajudará no momento de uma possível separação”, diz o psicólogo cognitivo comportamental Flávio Mesquita.
Enfrentar as perdas é uma das maiores dificuldades do ser humano. Qualquer decisão tomada na vida implica em ganhar algumas coisas e perder outras. “As pessoas envolvidas na separação precisam entender que a vida continua e que isso trará novos acontecimentos. É preciso pensar nas vantagens que a decisão trará a curto e longo prazo. Entenda que para ser feliz, não dependemos de outras pessoas, e sim que a felicidade é um estado de espírito que está dentro de nós mesmos”, afirma Flávio Mesquita.
Do ponto de vista jurídico a advogada, Michelle Francelin, ressalta que o termo separação não existe mais, nesse caso ocorre o divórcio, que pode ser feito de forma amigável ou litigiosa. “A melhor forma de fazer um divórcio é que ele seja consensual, onde ambas as partes concordam com a dissolução do casamento e que por consequência vão concordar com todas as cláusulas decorrentes do processo, como, por exemplo, divisão de bens, guarda dos filhos, pensão alimentícia, entre outros. Agora quando as partes não concordam entre si, seja qual for o motivo, é preciso que cada um constitua um advogado que irá defender seus interesses. O que torna o processo de separação mais longo e conturbado”.
LEIA
SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo,
mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para
ver se ia dar certo e deu, assim que acabei, meu amor ligou. A pessoa
que eu copiei também não acreditava, mas para ela também funcionou!
AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com
quem gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar
na próxima semana e repita para você mesma (Venha cá ANJO DE LUZ eu te
INVOCO para que Desenterre IV de onde estiver e faça ele ME telefonar
ainda hoje Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo
que IV venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o
nosso afastamento e que IV não pense mais nas outras… mas somente em
MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso
poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três
vezes, basta copiar e colar em um forum diferente essa simpatia acima e
logo em 48 hs você terá uma linda surpresa. Beijos ainda esta noite de
madrugada. Teu amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá
entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua
vida ! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe
abençoar e sua vida não mais será a mesma