Sesc recebe espetáculo Deu a Louca na Dona Baratinha
Apresentando uma releitura do clássico infantil “O Casamento da Dona Baratinha”, a Cia. La Mariquita Teatral traz ao Sesc São Carlos neste sábado, 12, o espetáculo “Deu a Louca na Dona Baratinha” com uma abordagem divertida e lúdica sobre a questão do casamento. A apresentação será a partir das 16h no teatro da unidade.
Diferentemente da história original onde a Dona Baratinha encontra dinheiro e assim busca um pretendente para tornar-se seu marido, em Deu a Louca na Dona Baratinha a pacata protagonista é transformada em uma jovem corajosa e decidida a realizar seu sonho de ser uma artista e viver uma turnê que dure para sempre.
“Nesta montagem, a Baratinha recusa todos os pretendentes e desconsidera a opinião de sua amiga Pataquada, não usa o dinheiro da caixinha para se casar, mas para viajar pelo Brasil. De maneira inusitada, ela se torna integrante da trupe do Circo Strogonoff onde em meio às atrações do picadeiro, aos novos amigos e a um grande amor, acontecerá o seu casamento”, explica a atriz, produtora e fundadora da Cia La Mariquita Teatral, Caru Ramos.
De acordo com Caru Ramos, as mudanças na história da Dona Baratinha se deram pelo fato que os membros da companhia acreditavam que a personagem precisava ter um novo destino, mais condizente com os tempos de hoje e não da década de trinta. “Para mudar a história sem fazer com que a personagem perdesse o encanto pelo seu carisma e inocência, nós artistas, tivemos longas conversas, reuniões e troca de idéias entre todos os envolvidos da companhia e resolvemos que a Dona Baratinha tinha que ir viajar com o dinheiro ao invés de casar e assim foi surgindo todo o complemento da história”.
Através do espetáculo, o público infantil terá a mensagem sobre uma realidade bastante presente nos dias de hoje: a postura feminina e sobre como alcançar objetivos. “A Dona Baratinha representa a mulher de hoje, que tem outros anseios além de somente encontrar um marido. Fica implícito o estimulo para que todos busquem realizar seus sonhos, que no caso desta montagem a Baratinha quer ser artista. A montagem recebe a linguagem de quadrinhos impressa pela diretora Fezu Duarte e ações modernas como ter a representação de um Ipad em cena”, diz Caru Ramos.
Deu a Louca na Dona Baratinha é voltado para pais e filhos, proporcionando interação familiar. A atriz e produtora, Caru explica. “Acredito que justamente pelas crianças receberem o incentivo dos avós e pais, nesta hora acontece a magia da troca, os pais querem que seus filhos conheçam um pouco do que foi a infância deles. Nos preocupamos em criar montagens teatrais que seja interessante para os pais e filhos. Existem momentos na peça pensados para agradar o público adulto e outro para agradar as crianças, o teatro infantil precisa ser uma troca onde os dois se divertem”.