6 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sol e telescópios: mais uma edição do Domingo Solar no Observatório

Sol e telescópios: mais uma edição do Domingo Solar no Observatório

08/07/2017 15h03 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sol e telescópios: mais uma edição do Domingo Solar no Observatório

Neste domingo, dia 9 de julho, haverá no Observatório mais uma edição do Domingo Solar.

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos e acontece pela manhã, entre 10 e 12 horas.

O Domingo Solar é uma grande oportunidade, aberta a toda a comunidade, de observar o Sol de forma segura utilizando-se vários métodos. Telescópios especialmente equipados para a observação solar são colocados à disposição do público, permitindo que se tenha uma visão da sua camada atmosférica mais brilhante – a fotosfera. Também é possível observar algumas estruturas em forma de arco ou de penachos – as protuberâncias – que podem ser vistas com um filtro especial chamado H-alfa. Na sala solar, a decomposição da luz do Sol em uma faixa multicolorida – o espectro solar – permite ter uma ideia da composição química do Sol. Os domingos solares acontecem em duas ocasiões mensalmente: no segundo (das 10 às 12 horas) e no último (das 14 às 16 horas) domingo de cada mês.

Importante: nunca olhe diretamente para o Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol, consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

O evento acontece nas dependências do Observatório Dietrich Schiel, que fica na Área 1 do Campus da USP em São Casrlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Entrada franca.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x