Teatro da USP retoma as atividades
O núcleo de teatro da USP (Tusp), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, retoma hoje suas atividades, às 19h, no Centro Cultural da USP de São Carlos.
Com aulas semanais, o núcleo tem o objetivo de propiciar uma experiência artística que reflita a condição humana nos tempos atuais a partir da criação de um espetáculo.
De acordo com Claudia Alves Fabiano, orientadora de Arte Dramática, neste ano o Tusp pretende estar ainda mais aberto para a cidade. “A ideia é aproximar ainda mais o Tusp da cidade, fazendo, por exemplo, programas de Leituras Públicas tanto no Teatro Municipal – nas quartas alternativas, como na sede do grupo Preto no Branco ou em espaços fora do campus da universidade”, explica a orientadora.
Claudia afirma que o intuito é congregar em um mesmo coletivo pessoas da universidade e de fora da universidade, interessados em arte. “Também estamos abertos a pessoas que gostem e/ou trabalhem com outras linguagens: teatro, cinema, dança, música. Queremos montar um espetáculo multilinguagens , com criação colaborativa. O Circuito Tusp (apresentação de espetáculos) também será mantido, mas desta vez numa ação de 10 dias no primeiro semestre e 10 dias no segundo semestre, com ótimos espetáculos e workshops”, adianta.
A orientadora conta também que não é necessário ter experiência para fazer parte do Tusp. “Qualquer pessoa interessada em arte pode participar, a única exigência é ter a idade mínima de 18 anos”, comenta.
Segundo Claudia, com a aproximação da universidade e da cidade é possível fomentar o debate em torno das questões artísticas que intrinsecamente discutem a sociedade atual. “Com isso, o nosso tema do Programa Leituras Públicas, por exemplo é , ‘Teatro, Verdade e Justiça”, finaliza a coordenadora.
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou diretamente com o orientador no horário das aulas todas quintas-feiras, às 19h.