Teatro Sérgio Cardoso recebe programação especial e gratuita em dezembro
Durante o mês, o público poderá prestigiar cinco espetáculos
O Teatro Sérgio Cardoso, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, será palco de uma programação gratuita e diversificada em dezembro, com produções das Fábricas de Cultura, um programa da Secretaria.
Esses espaços culturais, administrados pela Poiesis, têm como missão promover o acesso gratuito à cultura e à arte por meio de atividades que ampliam o conhecimento cultural e fortalecem a interação com as comunidades. Durante o mês, o público poderá prestigiar cinco espetáculos que misturam teatro, dança, audiovisual e música, trazendo narrativas inspiradas no folclore brasileiro, mitos indígenas e reflexões sobre identidade e transformação.
Confira a programação:
10 de dezembro, 18 horas – O Brilho do Anhangá – Fábrica de Cultura Osasco
Uma instalação com múltiplas linguagens artísticas e a exibição de um curta-metragem criado pelos aprendizes das turmas de grafite, fotografia e cinema. A narrativa explora o mistério do Anhangá, figura mitológica indígena que ressurgiu no bairro do Rochdale, em Osasco.
11 de dezembro, às 18 horas – CICATRIZES: O voo livre – Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Inspirado na figura folclórica da Matinta Perera, o espetáculo une dança e audiovisual em uma jornada de regeneração e transformação. Dividido em três atos — ASAS, CORTE e CURA —, a montagem celebra a superação das feridas que se tornam cicatrizes e aprendizado.
12 de dezembro, às 18 horas – Canto Que Te Encanta – Fábrica de Cultura Jaçanã
Um espetáculo multimídia que revisita o mito de Iara por meio de música ao vivo, teatro e coreografias. Ritmos como ciranda, maxixe, carimbó e xote acompanham a narrativa encantadora da transformação de uma jovem guerreira em sereia.
13 de dezembro, às 18 horas – Por isso eu vim! – A Festa – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
O palco se transforma em uma pista de dança onde personagens transitam entre o real e o absurdo. Quando uma ruptura acontece, suas “máscaras” caem, revelando o ser encantado que existe em cada um.
14 de dezembro, às 18 horas – AKUANDUBA – Alumbramento de memórias futuras – Fábrica de Cultura Capão Redondo
Uma trupe de teatro narra, canta e dança histórias que foram invisibilizadas na história do Brasil, convidando o público a refletir sobre escolhas passadas e presentes.
Local: Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP)
Capacidade da Sala: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes
Entrada: Gratuita – Retirada de ingressos a partir de uma hora antes do início da sessão
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 60 minutos