UFSCar localiza o mapa mais antigo de seu acervo
A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) localizou no início do mês de setembro o documento mais antigo de sua coleção cartográfica. O mapa “Companhia Paulista – Plantas das linhas em tráfego dos rios Mogi-Guaçu e Pardo – 1883” mostra o percurso da linha férrea da região.
Segundo o coordenador da Unidade, professor João Roberto Martins Filho, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, embora o mapa não seja um exemplar único, pois trata-se de uma litogravura, o documento possui um inegável valor histórico. “Esse é um belíssimo documento que mostra a linha férrea, as cidades localizadas no percurso e a hidrografia da região. O mapa está em estado razoável de conservação, mantém as cores originais e deverá passar por processo de restauração nos próximos meses, num ateliê especializado de São Paulo”, afirma Martins Filho.
A UEIM tem um acervo total de mil documentos desse tipo, dos quais 300 constituem plantas ou mapas únicos e originais, em geral referentes às atividades agrícolas e investimentos urbanos do fazendeiro Carlos Leôncio “Nhonhô” Magalhães. Em sua maioria, as plantas e mapas históricos datam dos primeiros 30 anos do século XX, mas há alguns originais do final do século XIX e outros do período pós 1930.
Uma outra coleção importante é a de plantas da cidade São Carlos. A mais antiga delas data de 1909. É considerada de valor inestimável pelo especialista na história regional, professor Oswaldo Truzzi, diretor da Editora da UFSCar e professor do Departamento de Engenharia de Produção. Após sua restauração, o que deverá ocorrer nos próximos meses, a planta de 1909 passará a ser uma das preciosidades do acervo da UEIM.
Graças ao apoio conseguido junto à Universidade de Harvard, foram restaurados, em 2009 e 2010, quase 200 mapas e plantas originais e dezenas de cópias. Com verbas do Ministério da Educação (MEC), do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e da própria Unidade, outras dezenas de mapas foram restaurados. Segundo o coordenador da Unidade “hoje faltam apenas cerca de 60 originais a serem restaurados, completando um esforço de recuperação da memória histórica da região iniciado em fins de 2009”.
A UEIM foi criada em 1997, a partir do antigo Arquivo de História Contemporânea com o objetivo de desenvolver atividades de conservação da memória histórica e cultural nos âmbitos regional e nacional. Sua documentação e acervo bibliográfico referem-se principalmente aos temas da economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do Estado de São Paulo, história afro-brasileira, período militar brasileiro e literatura brasileira contemporânea.
Parte do acervo de mapas e plantas históricas encontra-se disponibilizado no site da UEIM, em www.ueim.ufscar.br, assim como parte do Arquivo Ana Lagoa. Os demais documentos e bibliografias encontram-se disponíveis na sede da UEIM, no edifício do CECH, localizado na área Sul do campus São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9609.