Urze apresenta novo espetáculo sobre o amor
A Urze Companhia de Dança Contemporânea da UFSCar apresenta a partir desta sexta-feira, 29, na cidade, o novo espetáculo “¿Qué Les Puedo Decir?”, do diretor e coreógrafo Francisco Silva. As apresentações seguem até domingo no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, a partir das 20h30. O ingresso é gratuito, entretanto será trocado por 1 kg de alimento não perecível.
Em “¿Qué Les Puedo Decir?” questões do amor em suas mais diversas expressões serão abordadas. Amor ora carnal, ora espiritual, que eleva os homens à condição de meros seres humanos e os aproxima do divino e do místico. É pensando nos gestuais voluntários e involuntários, muitas vezes de origem sagrada, que os corpos realizam diante do arrebatamento causado pelo amor que tem origem este espetáculo. A apresentação é um convite à reflexão sobre as distâncias e proximidades entre o humano e o divino, questão que acompanha a própria existência.
Para criar o espetáculo, o coreógrafo Francisco Silva diz que buscou inspiração em obras de arte que retratam o amor. O processo de criação foi baseado em alguns movimentos feitos no dia-a-dia. “A criação das coreografias foi pensada a partir do tema amor, tomando como referência quadros que retratavam Maria Madalena, além de influências de Teresa D’Ávila, São Tomás de Aquino, entre outros. Isso não quer dizer que o espetáculo seja religioso, mas sim que trata do amor em suas mais diversas formas, seja ele carnal, espiritual ou romântico. É aquele sentimento que não sabemos explicar como acontece, mas que todos sentem e sabem identificar. Também trata do arrebatamento causado por esse amor, o sofrimento intrínseco a ele e a eterna busca por ele”.
Nesta sexta-feira, 29 e neste sábado, 30, as apresentações da Urze contarão com a participação da Companhia de Dança Faces Ocultas, com o espetáculo “Faces Dança Elis”, de Arilton Assunção. O espetáculo é uma homenagem a uma das mais belas vozes brasileiras, a cantora Elis Regina e realizará a abertura do evento.
“O ‘Faces Dança Elis’ será composto apenas por músicas da cantora. Também é uma homenagem aos 30 anos sem Elis, que aconteceu neste ano de 2012 e foi comemorado com shows de sua filha Maria Rita, que cantou as músicas da mãe”, finaliza Francisco.