25 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > USP abre exposição da artista japonesa Takako Nakayama

USP abre exposição da artista japonesa Takako Nakayama

06/11/2012 11h30 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
USP abre exposição da artista japonesa Takako Nakayama

Até 18 de novembro acontece no Centro Cultural da USP São Carlos a exposição “Caminhos” com desenhos e pinturas da artista japonesa Takako Nakayama. A mostra está aberta a visitação de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, aos domingos das 10h às 18h. A entrada é franca.

A exposição é composta por desenhos feitos a lápis e papel, obras em laca e projeções fotográficas com misturas de técnicas tradicionais da arte japonesa e desenho abstrato, características marcantes no trabalho de Takako que dedica-se a arte construindo obras com grande apuro técnico e estético.

Desde o começo de sua carreira a artista sempre teve uma preferência por pinturas feitas a lápis por acreditar que a beleza e a perfeição de uma tela começam pelo esboço, porém no Japão, os artistas evitam a pintura a lápis. Takako fala sobre seu trabalho.

“Ao longo do tempo venho buscando me ‘encontrar’ artisticamente. Acredito que por essa razão esta mostra tenha recebido este nome ‘Caminhos’, estou exatamente fazendo isso, buscando meu caminho. No Japão fazia trabalhos figurativo sendo muito fiel às regras, algo bastante marcante na arte japonesa. Já no Brasil tive a oportunidade de abrir mais minha cabeça, diferente do Japão aqui não há tantas regras em termos de arte, não há preconceito, a liberdade de expressão é maior. Tenho gostado muito do abstracionismo”, conta Takako Nakayama sobre como ela mesma define seu trabalho.

Investigando as ligações entre suas obras em laca e papel, a mostra põe em questão os temas que atravessam os trabalhos da artista, suas memórias, dilemas e a rotina do fazer artístico. “Estou expondo alguns trabalhos antigos com técnicas tradicionais, e uma obra inédita, inclusive bem grande, feita com papel e lápis. Foi a melhor maneira que encontrei de demonstrar meus sentimentos. Lápis e papel me trouxeram liberdade”, ressalta a artista.

 

Perfil

Conheça Takako Nakayama

Todo o aprendizado e experiência adquirida no Japão fizeram com que Takako atingisse a perfeição em seus desenhos.

A artista nasceu na cidade de Fukuoka, Japão.  Em 1993 iniciou os estudos de pintura como discípula do professor Kangaku Ajiro, com quem aprendeu a técnica de pintura, têmpera no qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante, que pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo inteiro, ou somente a clara.

Em 1995, Takako estudou pintura e modelagem na escola Nakanoshima Bijutsu Kenkyuujo. Em 2000 formou-se na Universidade de Belas Artes de Osaka, tendo passado em primeiro lugar no vestibular. De 2001 a 2003 cursou a escola Ishikawa Kenritsu Wajima Gijutsu Kenshuujo, na cidade Wajima, onde aprofundou seus conhecimentos na técnica milenar de Urushi: laca japonesa.

A técnica da laca japonesa é uma arte com alto nível de dificuldade para se trabalhar, que exige tempo, dedicação, habilidade e paciência do artista. Poucos artistas dominam esse tipo de técnica.

Em 2005, Takako recebeu da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Japão, carta de reconhecimento de capacidade de restauração de objetos históricos em laca. Trabalhou como restauradora do patrimônio histórico japonês, até mudar-se para o Brasil no final de 2005. Hoje a artista vive e trabalha em São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x