Zanette comemora 51 anos de rádio
A paixão pelo rádio vem desde a época em que era criança, quando escutava as transmissões no sítio onde morava. Valdemar Zanette lembra como se fosse ontem o dia em que entrou na extinta Rádio Progresso e perguntou a uma colega o que era necessário para fazer parte da equipe de transmissão esportiva. Hoje, mais de meio século depois, o jornalista comemora os 51 anos em que fez parte da história do radiojornalismo de São Carlos.
Antes de ir a campo, no entanto, Zanette permaneceu durante dois meses somente ouvindo transmissões para auxiliar no plantão de um programa esportivo. Aos poucos, passou a ter maior participação na rádio e quando já estava a ponto desistir, deu seu ultimato. “Eu estava louco para fazer a cobertura dos jogos e falei: ou vocês me levam para o campo ou eu não quero mais saber de fazer mais plantão”, relembra.
A partir de então, não deixou mais o radiojornalismo, nem mesmo quando em 1970 se mudou para Araras onde lecionou educação física durante seis anos ou quando, há 35 anos, se tornou procurador da Prefeitura Municipal de São Carlos, cargo que ainda exerce.
Zanette lembra que quando realizou as primeiras transmissões enfrentava muitas dificuldades. “Certa vez fomos para Franca transmitir uma partida. O som não estava chegando muito bem, mas dava pra colocar no ar. Então, nos deram o sinal e nós entramos com a transmissão. Ao final do primeiro tempo, quando eu já estava anunciando o comentarista, eu olhei para trás e tinha uma pessoal da empresa de telefonia dizendo que podíamos parar porque não havíamos transmitido nada. Quer dizer, narramos 45 minutos de jogo sem a rádio estar no ar”, relata.
Hoje em dia, com a evolução dos meios de comunicação, a história é outra. A transmissão acontece através de quatro fios e ao mesmo tempo em que o radialista narra, ele já recebe o retorno para acompanhar o som da transmissão. “Os equipamentos para a transmissão hoje evoluíram muito. São todos transistorizados, os microfones sem fio, então trabalhamos em campo sem problema nenhum. A nossa qualidade de som é do nível de emissoras de São Paulo”, explica Zanette.
Atualmente, Zanette apresenta o programa “Debate Esportivo” na Rádio São Carlos e o programa televisivo “25 no Esporte”, transmitido pela TV São Carlos. É ele também quem transmite a Copa São Carlos para a Rádio São Carlos. “Essa transmissão se estendeu para a Rádio Difusora de Aquidauana e para Rádio Fraternidade de Araras. Além disso, também transmitimos para dois sites: o equipeecletica.com e o redecontinua.com, de Rio Grande da Serra. Para nós é uma satisfação. Até agora, nossa transmissão foi muito abrangente e pretendemos continuar com esse espírito”, finaliza.
Parabens Zanette vc é o ícone no esporte em São Carlos, um exemplo
Parabéns Zanette, que voce continue por muitos anos à frente dessa tradicional equipe de esportes. Abraços.
Bravo, Zanette, você merece todas as homenagens possíveis pela competência e perseverança demonstradas ao longo do tempo.
Um grande abraço!
Cazella