Black Friday: Compre com Segurança!
O ano todo esperamos por esta data que possibilita a aquisição daqueles itens com o preço mais salgado em dias normais
Quem nunca se empolgou durante as compras? Pois é, a maioria de nós já se surpreendeu com a fatura do cartão no fim do mês. Sobretudo, o estrago seria muito menor se todos os itens comprados tivessem utilidade real em nossa vida, e não apenas uma compra por impulso porque o preço estava “imperdível”. Este é um dos grandes erros cometidos durante a Black Friday pelos consumidores! Por isso, separei algumas dicas para que você acerte nas compras e as realize de forma segura.
Planeje com Antecedência
Montar um planejamento com antecedência é a receita para não se perder nas compras na semana de liquidação. Pense em quais produtos você poderia adquirir nesta data e avalie se a frequência de uso compensará o valor pago.
Além disso, esteja sempre atento com o planejamento financeiro! Prefira as compras à vista, elas são mais fáceis de serem controladas. Longos parcelamentos podem render juros indesejáveis e talvez bagunçar seu financeiro em um futuro que não saiu como o planejado.
Cartão Online
O seu banco certamente já te ofereceu o cartão online e quase que insistiu para que ele fosse usado. Essa estratégia serve para evitar as fraudes e crimes que envolvem o uso de cartões. Então você já sabe, vai comprar naquela loja online que passa pouca credibilidade? Aposte no cartão online e lembre-se de acionar a função de apenas uma compra por cartão, assim ele será bloqueado logo após o pagamento do produto.
Cuidado com as empresas fantasmas
Os anúncios nas redes chamaram a atenção e o preço é muito mais tentador do que na loja física? Certifique-se que a empresa realmente existe. É muito comum os golpes de empresas fantasmas que vendem produtos inexistentes e não conseguem ser localizadas. Para evitar este problema a internet pode te ajudar! Procure saber se o anunciante possui loja física e se existe algum canal para o atendimento ao cliente. Além disso, fique atento ao tempo de atuação da empresa no mercado e os feedbacks dos compradores.
Consulte também o site Reclame Aqui e verifique a reputação da empresa que você quer fazer negócios ou o produto que quer adquirir. Se tiver muitas reclamações ou não respondem satisfatoriamente aos clientes, cuidado. Algo muito importante é conferir se o site é seguro. Isso é fácil, bastar consultar se na URL do site tem um cadeado. Essa é marca de sites seguros.
Importante:
Digite o endereço do site no seu navegador. Não clique em links estranhos que você receber por e-mail, por exemplo, ou enviados por terceiros. Fique atento se o endereço irá diretamente para o site que você pretende acessar. Se o site for clonado, por exemplo, o acesso pode ser redirecionado para uma página falsa.
Verifique o certificado do site. Sites de confiança geralmente possuem certificados emitidos por organizações de internet, como Global Sign, Certisign e outras. Pode acontecer de sites fraudulentos colocarem certificados falsos, mas para checar isso, você pode clicar em cima da imagem. Se ela for verdadeira, você será redirecionado para o site da organização. É interessante checar também o nome da instituição dona do certificado e o prazo de validade.
Em suma, deve-se estar atento com as compras nesta época, é comum sermos vítimas desses golpes ou nos iludir com as propagandas falsas, algumas empresas abusam do marketing e mantém os preços comuns.