Comunicação verbal e não verbal: a boa comunicação como estratégia de sucesso
Comunicadores de sucesso utilizam estratégias para expressarem-se de maneira mais clara
Empatia e respeito são os principais recursos da escuta ativa, pois funcionam como base para o melhor desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal. A comunicação verbal, refere-se a todas as formas de comunicação que tem por base, a fala. Seja no trabalho, entre amigos, ou qualquer outro tipo de relação, falamos e ouvimos para nos comunicar e nos entender.
Portanto, bons processos de comunicação envolvem respeito e empatia, para que a interpretação e compreensão do que se fala ocorra de modo fluido. Neste sentido, quando ouvimos o próximo com atenção, desenvolvemos a habilidade da escuta ativa.
Aspectos como tom de voz, velocidade, clareza, volume da fala, linguagem e postura corporal, bem como a qualidade das palavras usadas, compõem o arranjo ideal para uma comunicação de sucesso. Quando nos comunicamos dessa maneira e nos atentando a estes aspectos, há uma tendência de fazer com que o outro estabeleça uma melhor relação de atenção e interesse para que a troca de experiencias seja positiva.
A comunicação não-verbal, por sua vez, diz respeito as formas de comunicação que não utilizam a fala. São os gestos, expressões faciais e os movimentos do corpo para expressar emoções e atitudes.
Melhores estratégias para a boa comunicação
No trabalho e no dia a dia, mesmo com o avanço das tecnologias, o trabalho a ser feito depende de pessoas e por isso a comunicação deve ser alinhada e envolvida entre os pares. Bons gestores entendem e põem em prática os processos de comunicação para que a equipe se comunique.
Para todo e qualquer processo de trabalho, somente a comunicação é capaz de horizontalizar e objetivar ideias compartilhadas.
Aqui na Parla, priorizamos a comunicação entre a equipe e entre nossos clientes, por entendermos que os métodos mais eficientes de trabalho são transparentes e objetivos.
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