Sua narrativa empolga ou entedia? Saiba como fazer seu Storytelling!
Mas e a sua marca com isso tudo? A sua marca deve aprender como usar seu conteúdo em favor da atração ao usuário
Que as redes sociais são ótimos espaços para divulgar seus produtos e serviços você já sabe, mas será que é somente isso que você precisa para impulsionar as redes sociais da sua marca?
A resposta é não! Não basta apresentar aquilo que o seu negócio tem para oferecer (vender), é necessário que sua marca apresente uma narrativa atrativa perante os usuários nas redes sociais. É a partir dessa necessidade que o termo “Storytelling” é apresentado como essencial.
Baseando-se em diferentes formas espetaculosas de contar histórias, como roteiristas de grandes filmes fazem, o termo inglês Storytelling é constituído pelas palavras: “Story”, que significa história, e “telling”, que significa contar. Mais do que textos, o conceito de Storytelling trabalha também com imagens, vídeos e sons para entreter e atrair os espectadores das histórias.
Mas e a sua marca com isso tudo? A sua marca deve aprender como usar seu conteúdo em favor da atração ao usuário, e o Storytelling terá que ser bem executado para que isso aconteça. Quanto mais convincente, divertido e impactante for sua forma de contar a história do seu produto, serviço ou mensagem, maior será seu engajamento nas redes.
Nesse momento você pode nos questionar: “Por que garantimos que esse engajamento tão impactante irá de fato acontecer?”
Em redes sociais, o trabalho de qualquer perfil deve ser pautado pelo funcionamento do algoritmo da rede. Veja o Instagram como exemplo, quanto mais tempo um usuário permanecer na sua publicação, melhor será o desempenho dos seus posts, e para isso acontecer a história deve prender o leitor!
Existem diversas formas diferentes para que sua marca trabalhe o Storytelling nas redes, veja alguns exemplos abaixo:
“Como nossa empresa surgiu” – Não, nós não estamos falando de posts institucionais chatos e tediosos. Mas, contar de forma inspiradora como surgiu a ideia de determinado produto ou de todo o negócio em si costuma convencer e impactar seu público-alvo.
“As pessoas que fazem o negócio acontecer” – Personagens são sempre essências para o sucesso nas redes sociais. Imagine que seu negócio seja uma padaria. Há como criar Storytelling somente com fotos e textos sobre pães? Não! Os usuários querem saber da experiência do padeiro e da satisfação da clientela. Portanto, sempre dar voz e espaço para as pessoas que rodeiam seu negócio é uma estratégia eficaz para engajar uma boa história.
“E foi assim que nos superamos” – Todo negócio passa por altos e baixos, que rendem aprendizados e fortes mudanças no todo. Ter a coragem e a abertura de contar como esses percalços fortaleceram ainda mais o negócio pode acarretar num fortalecimento da confiança dos clientes para com a marca.
No geral, pense sempre que sua história deve convencer! Posts que trabalham com o Storytelling devem comover e humanizar sua marca. Produtos se destacam pela sua qualidade e custo-benefício, mas o valor simbólico de uma marca pode se valer com a história e os sentimentos que ela proporciona.
E agora? Está pronto para contar a história do seu negócio? Não tem porque se preocupar. A Parla Donna tem uma equipe especial para trabalhar com métodos publicitários em suas redes sociais, capaz de unir uma boa comunicação com um marketing especial para o Storytelling da sua marca. Vamos contar essa história juntos(as)?!
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