Docentes da UFSCar conquistam primeiro lugar em prêmio de fotografia do CNPq
Os docentes Fabiano Colauto e Wilson Aires Ortiz, do Departamento de Física da UFSCar, conquistaram o primeiro lugar na categoria “Micro: Lupas, Microscópio, Microscópio Eletrônico – Fotomicrografia” do I Prêmio Fotografia Ciência & Arte. A premiação foi concebida para a criação de um acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. Esta primeira edição do prêmio contou com 1.200 trabalhos inscritos, sendo que 581 pré–selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concorreram na etapa final.
A imagem registrada por Wilson e Fabiano mostra um campo magnético em supercondutores, no caso o supercondutor usado foi o nióbio, material metálico de abundância no Brasil. A maioria dos materiais supercondutores são estudados através de técnicas chamadas magnetometrias. “Ao invés de cálculos e gráficos, temos algo visual do que acontece no material. Já que através das medidas não conseguimos em muitos casos entender o que está acontecendo dentro do material supercondutor. Com a imagem já podemos visualizar o que está acontecendo, permitindo descrever o fenômeno do material. Aquelas ramificações que parecem árvores mostram os campos magnéticos e o campo escuro é onde não há campo magnético.” explica Fabiano.
O trabalho também será exposto em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 17 a 23 de outubro. Os outros trabalhos premiados pelo CNPq podem ser conferidos no site http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2011/0927b.htm. {jcomments on}