E viva a melhor idade
Esse texto foi feito com muito carinho aos meus queridos leitores da “melhor idade”, principalmente para a V. O., que por e-mail sugeriu para que eu escrevesse uma matéria especifica sobre o tema.
Nos países em desenvolvimento como o Brasil, aos 60 anos, o individuo entra na classificação terceira idade. Mas venhamos e convenhamos que essa turma da terceira idade está vivendo com mais plenitude pois atingiu a sabedoria e tem muito mais autoconfiança e experiência de vida, por isso a nomenclatura melhor idade tem muito mais haver com essa etapa da vida.
Você há de convir que nos dias de hoje muitos de nossos amigos da melhor idade estão trabalhando a todo vapor e muitos ainda estão iniciando novos projetos. Lembre-se que Roberto Marinho fundou a Rede Globo aos 60 anos de idade.
Nessa faixa etária onde muitos já atingiram seu auge econômico e apresentam uma estabilidade financeira e já estão com os filhos criados, que tal aproveitar para sair para viajar, dançar, trabalhar e porque não namorar?
Agora nessa nova fase da vida, você tem mais tempo para cuidar de você, porque quando os filhos eram crianças e adolescentes, imagino que você tenha deixado de lado muitas vontades pensando nos filhos como prioridade.
Como sempre digo em todas as matérias, nunca é tarde para começar um curso novo, dar inicio a um novo projeto, mudar hábitos e estilo de vida.
Portanto para viver e fazer intensamente tudo que se tem vontade é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, pois com a idade acontecem varias alterações metabólicas como a queda do metabolismo e diminuição da densidade óssea, por exemplo. Portanto leia atentamente essa matéria e saiba quais alimentos são imprescindíveis para viver a vida com energia total.
Necessidades Nutricionais
Com a idade o metabolismo tende a trabalhar mais lentamente, principalmente se a atividade física é limitada. Contudo, o corpo continua a precisar das mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental ter uma alimentação balanceada com alimentos ricos do ponto de vista nutricional.
Consumo de fibras é essencial
Na terceira idade, podem ocorrer constipação intestinal e outros problemas intestinais. Para prevenir e minimizar esses males é necessário consumir fibras para ajudar na motilidade intestinal. Portanto o consumo de frutas variadas e de cereais integrais como aveia, linhaça, granola,amaranto, chia entre outros é de suma importância.
Ferro
A anemia é comum nesse grupo etário. Uma fraca absorção de ferro, certos medicamentos e diluição sanguínea – juntamente junto com uma alimentação pouco saudável – podem ser causas de anemia. As principais fontes de ferros são as carnes vermelhas e os vegetais verdes escuros, que devem ser consumidos diariamente. A vitamina C ajuda a maximizar a absorção de ferro por isso tomar um suco de limão ou de laranja natural, ou até mesmo pingar umas gotas de limão na refeição é uma boa alternativa.
Zinco
Mineral importante para manter o sistema imunológico saudável a ajudar a cicatrizar feridas. Carne, mariscos, peixes, frutos do mar e castanhas são boas fontes de zinco.
Cálcio
A ingestão adequada de cálcio vai diminuir a taxa de descalcificação óssea, que começa a partir dos 30 anos e acelera consideravelmente nos anos seguintes. Alimentos ricos em cálcio como leite e derivados e vegetais verdes escuros, devem ser consumidos diariamente.
Vitamina D
A vitamina D é necessária para o metabolismo de cálcio, e sua deficiência pode conduzir a deformação e o amolecimento dos ossos. Muitos idosos têm uma exposição reduzida a luz solar, esta vitamina pode ser sintetizada através do contato dos raios solares com a pele.
Vitamina A
A vitamina A é conhecida também como retinol, é uma substância responsável pela integridade da pele, revestimento dos pulmões, intestino, trato urinário e também da retina ocular.
As fontes de vitamina A são óleo de fígado de peixe, fígado bovino, gema de ovo, vegetais de folha verde, manteiga.
Essas foram algumas dicas que de forma geral, devem fazer parte da alimentação dos nossos amigos da melhor idade. Lógico que um acompanhamento nutricional individualizado garante uma nutrição adequada atendendo todas as necessidades individuais de cada um, garantindo mais disposição, saúde e qualidade de vida.
Essa matéria não termina por aqui, fiquem atentos, pois na quinta falaremos das atividades físicas especificas para essa faixa etária.
Continuem enviando e-mail com sugestões de assuntos para [email protected], com a participação dos leitores nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.