E viva a melhor idade
Dando continuidade a nossa conversa de terça-feira, onde ficou bem claro que nossos amigos da melhor idade, estão cada vez mais ativos, vivendo com mais qualidade de vida e a procura de novas experiências; essa matéria busca informações e dicas para viver essa fase da vida com mais vigor e intensidade.
Após a matéria passada, onde falamos da importância da alimentação para esse grupo, busquei informações com profissionais da área de saúde especificas para esses amigos, que desde já agradeço muito pela assiduidade e por sempre participarem enviando suas duvidas e sugestões. Amigos da coluna, desde já agradeço a vocês por me ajudarem a construir esse espaço.
Como sempre digo, alimentação saudável e atividades físicas andam juntas. Pois para o bom funcionamento do organismo, temos que nos sentir ativos fisicamente e mentalmente.
Se você imaginou que atividades físicas para esse grupo se limitam a uma caminhada em volta do quarteirão está muito enganado. È possível com muita força de vontade fazer hidroginástica, musculação, correr, andar de bicicleta, jogar futebol, inclusive participar de competições físicas. Só depende de você dar o primeiro passo para começar e procurar professores e ambientes qualificados para através de um acompanhamento personalizado evitar lesões.
Por isso conversei com Geovani Martins e Robison Eschiavoni proprietários da academia Studio One, a fim de esclarecer os cuidados e os benefícios que a musculação pode proporcionar as pessoas dessa faixa etária.
Dentre as atividades físicas mais indicadas a musculação vem demonstrando em estudos e pesquisas sua eficiência.
A musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos da melhor Idade.
Sabe-se que a musculação é muito eficaz na prevenção e tratamento de várias doenças como a osteopenia e a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Segundo Oliveira e Rabelo (2003), um programa de treinamento de força adequado e eficiente proporcionara incrementos no desempenho das atividades de vida diária em pessoas idosas, por conseguinte, poderá aumentar cada vez mais a expectativa de vida, de forma ativa é saudável e, sobretudo, com independência e autonomia.
Para Nieman (1999), um número crescente de estudos demonstrou que os idosos, mesmo aos 90anos de idade, são capazes de aumentar a massa e a força muscular em resposta ao treinamento de força. De forma geral, os estudos sugerem que a queda da força e massa musculares com o envelhecimento pode ser atenuada com o treinamento adequado de musculação.
Principais efeitos de um programa de musculação:
· Aumenta a mobilidade articular;
· Melhora a coordenação motora e agilidade;
· Diminui o risco de lesões;
· Melhora a capacidade aeróbica;
· Aumenta a força muscular;
· Aumenta a densidade óssea;
· Reduz a gordura corporal;
· Melhora a função pulmonar e cardiovascular;
· Aumento da flexibilidade e resistência
Para nos explicar melhor sobre o Pilates, atividade física que garante muitos benefícios à todos nós, principalmente ao nossos amigos da melhor idade pedi para que a fisioterapeuta Deborah Carreira Trevelin, que atua na Clínica de Fisioterapia e Saúde nos contasse sobre os benefícios que essa prática proporciona a saúde em geral e ao bem estar físico e mental.
OS BENEFÍCIOS DO PILATES
Deforma suave e segura a execução do Pilates entre as pessoas da terceira idade, tem sido cada vez mais frequente. Eles em sua maioria têm um padrão de flexibilidade, força muscular, condicionamento físico e postura um tanto quanto limitados. O Pilates age como facilitador destas atividades na medida em que vai favorecer o ganho de flexibilidade global, de força muscular, realinhamento e estabilização postural, alívio das dores, uma grande melhora no padrão respiratório, alívio do estresse, entre outros. Com isso, a independência para atividades cotidianas e até mesmo a autoestima deste grupo melhoram muito.
O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causadores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional.
Problemas respiratórias também tornam-se menos frequentes. Até mesmo sintomas dolorosos reduzem muito sua incidência. Na verdade muitos deles chegam até a esquecer que um dia já sentiram dores por qualquer motivo. Portanto Pilates é uma grande opção de trabalho corporal para pessoas de mais idade, com ou sem histórico de lesões, em todos os graus delimitação corporal. Uma boa avaliação e um programa de exercícios direcionado pode mudar as suas vidas.
Fisioterapeuta: Deborah Carreira Trevelin
Crefito:136455-F
Continuem enviando e-mail com sugestões de assuntos para [email protected],com a participação dos leitores nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.