Arrecadação federal soma R$ 98,713 bi em abril
O governo federal arrecadou 98,713 bilhões de reais em impostos e contribuições em abril, informou a Receita Federal nesta terça-feira, 21.
O número representa alta real de 0,07 por cento sobre igual mês do ano passado e, na comparação mensal, a expansão foi de 23,3 por cento, esta a primeira variação positiva depois de dois meses seguidos de queda.
Pesquisa Reuters mostrou que, pela mediana dos analistas consultados, a arrecadação somaria 96 bilhões de reais no mês passado.
O recolhimento de tributos foi em abril influenciado pelo pagamento trimestral da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que apresentou alta real de 1,1 por cento em abril sobre um ano antes, somando 5,830 bilhões de reais.
No acumulado do ano, a arrecadação geral continua fraca, somando 370,444 bilhões de reais, com queda real de 0,34 por cento sobre janeiro a abril de 2012, indicando cenário frágil e sem perspectiva de recuperação mais forte.
A despeito desse fator que sazonalmente eleva o resultado do quarto mês do ano, o baixo ritmo de crescimento da economia e as desonerações elevadas, estimadas neste ano em 70 bilhões de reais neste ano, continuam afetando os resultados da arrecadação federal.
De acordo com a Receita Federal, as desonerações tributárias de 6,668 bilhões de reais e a arrecadação 5,854 bilhões de reais menores sobre tributos que incidem sobre lucro das empresas foram os principais responsáveis pelo recuo da arrecadação nos primeiro quadrimestre deste ano.