“Aumento na Ciretran será de uns 30%, no mínimo”, diz delegado
No último dia 24, o governo federal anunciou a decisão de manter o corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis zero quilômetro até o dia 31 de dezembro. Tal corte vem sendo mantido desde março, e pelo 5º ano consecutivo os preços dos automóveis novos terão uma queda, desta vez prevista em 5,8%.
Ao incentivar o aumento na venda de automóveis novos e pressionar a diminuição dos preços dos usados, a política de corte do IPI mantida pelo governo provocará um aumento da procura dos serviços da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran): “Sempre acontece aumento da demanda no final do ano”, afirma Geraldo Souza Filho, delegado do Ciretran de São Carlos, que completa: “O pessoal daqui tem que trabalhar até altas horas da noite para poder dar conta da demanda, tanto em termos de registro de veículos zero, quanto em termos de transferência de veículos e habilitações”.
Segundo o delegado isto se dá principalmente por dois motivos: “Muita gente deixa para o final para se habilitar. A pessoa aproveita o dinheiro extra do 13º para fazer habilitação. E este ano vai ser atípico, principalmente em razão da redução de IPI. Então nós vamos ter um aumento muito grande; estamos esperando que isso vá acontecer”, prevê Souza, que orienta os cidadãos: “Então a pessoa que pretende se habilitar, ou comprar um veículo zero, não deixa para última hora, pois quanto mais próximo ao Natal, mais vão acontecer problemas de eventuais atrasos. O aumento será de uns 30%, no mínimo, e isso vai causar um certo transtorno”, afirma delegado.