Auxílio à Espanha ajudará a estabilizar economia
O auxílio aos bancos espanhóis ajudará a estabilizar o país, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em relatório nesta terça-feira, 12, colocando também o ônus da resolução dos problemas do euro nos governos que integram o bloco monetário.
Em relatório semestral, o BCE disse que houve retomada de tensões na zona do euro desde abril, mas que os níveis estão abaixo dos registrados no fim do ano passado.
O BCE definiu três áreas de preocupação -lucros em queda dos bancos, desalavancagem excessiva do setor bancário, e, o principal, o potencial de um agravamento da crise da dívida.
“Turbulência continuada relacionada a mercados específicos e países no primeiro semestre de 2012 confirma as fragilidades remanescentes na perspectiva de estabilidade financeira”, completou o banco continental.
“Isso, por sua vez, demonstrou que não há espaço para complacência, tanto por parte de governos como dos bancos”, acrescentou, fazendo um apelo a autoridades para que elevem os esforços na reparação de suas finanças e atenuar o sofrimento do setor bancário.