Brasil tem menor produção de petróleo em 23 meses
A produção de petróleo brasileira no mês de agosto atingiu 2,006 milhões de barris diários, a menor desde outubro de 2010, e um volume 2,2 por cento menor em comparação com o mesmo período do ano passado, divulgou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta quarta-feira, 2.
A queda na extração média de petróleo do país só não foi menor porque o aumento da produção do pré-sal compensou a redução da produtividade da bacia de Campos, cuja extração em blocos mais maduros está em declínio.
A produção do pré-sal ficou, pelo segundo mês seguido, acima de 200 mil barris de óleo equivalente diários, segundo comunicado da ANP.
PETROBRAS
A queda da produção da Petrobras, responsável por 92,7 por cento de toda a extração de petróleo no Brasil, foi o principal motivo para a queda da produção total do país, segundo o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
“A Petrobras não consegue manter mais a sua produção acima de 2 milhões de barris diários e deve encerrar o ano com queda na extração em relação a 2011”, disse ele.
A média em 2011 foi de 2,02 milhões de barris/dia.
Na semana passada a estatal divulgou uma produção de 1,92 milhão de barris de petróleo por dia no mês de agosto, menor volume em 22 meses.
Em nota à imprensa, a companhia disse que paradas programadas para manutenção em duas plataformas da bacia de Campos, a P-52 (no campo de Roncador) e o FPSO-Cidade de Niterói (em Marlim Leste), foram os principais fatores que levaram a essa redução.
A suspensão em março da produção no campo de Frade, operado pela Chevron, após vazamento de óleo, também influenciou a queda da produção nacional e da produção da Petrobras. A estatal detém 30 por cento de Frade.