Capacidade da indústria sobe a 72% em março
O percentual médio de utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira subiu 1 ponto percentual em março, para 72%, na comparação com o mês anterior, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 25.
A produção do setor industrial também avançou em março, atingindo 54,6 pontos e marcando a primeira vez desde agosto de 2011 que esse indicador fica acima da linha divisória de 50 pontos, de acordo com a entidade.
Os indicadores da Sondagem variam de0 a100, sendo que valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoques indesejados e UCI acima do usual.
O índice de UCI registrou 45,2 pontos em março, aumentando pelo terceiro mês seguido depois de ter ficado em 41,7 pontos em janeiro e 42,9 pontos em fevereiro.
Entretanto, permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica que a atividade industrial continua abaixo do usual, destacou a CNI.
O indicador de evolução do emprego também ficou levemente abaixo dos 50 pontos, em 49,5 pontos em março.
A CNI destacou ainda que a indústria continua com dificuldades para ajustar seus estoques, principalmente as grandes empresas. Em março, o índice de estoque efetivo em relação ao planejado atingiu 51,6 pontos, registrando o 12o mês seguido em que os estoques ficam acima do planejado.
A pesquisa ouviu 1.951 empresas entre os dias 2 e 17 de abril.