18 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > CIESP São Carlos comemora 75 anos

CIESP São Carlos comemora 75 anos

Diretoria Regional realiza comemoração em 22 de junho, com um jantar e a apresentação do “Industrial do Ano de 2024”, Mário Casale

19/06/2024 00h55 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
CIESP São Carlos comemora 75 anos foto: A nova sede do CIESP, restaurada - DIVULGAÇÃO

DA REDAÇÃO 

A Diretoria Regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) realizará no próximo sábado, 22 de junho, no salão de festas The Palace, o tradicional JANTAR DA INDÚSTRIA, criado para celebrar o Dia da Indústria e os 75 anos da criação da diretoria regional.

Durante o jantar, haverá a apresentação do “Industrial do Ano de 2024”, que este ano terá como homenageado o Eng. Mário Casale Neto, 39 anos, ex-diretor da Casale Máquinas e Equipamentos Agrícolas. Casale é engenheiro de produção mecânica, formado pela USP (Universidade de São Paulo), campus São Carlos.

O Dia da Indústria, celebrado 25 de maio, destaca-se como um momento para reconhecer e celebrar as conquistas do setor industrial de São Carlos, onde ao mesmo tempo em que se relembra o esforço dos pioneiros da indústria em nossa cidade, também se lança um olhar para o futuro com otimismo e determinação.

Em 2024, o evento ganha ainda mais relevância, pois marca um período de transformações significativas e avanços tecnológicos que estão redefinindo o setor industrial no país, com as indústrias adotando tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e big data, que estão permitido otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência energética das indústrias.

A Diretoria Regional do CIESP de São Carlos foi fundada em 19 de junho de 1949, conforme ata de sua constituição (na época chamada de Delegacia Regional), em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, com a presença de inúmeros industriais de nossa cidade, tendo como diretor fundador o industrial Germano Fehr Júnior.

O CIESP São Carlos abrange Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro, além de São Carlos.

Fizeram parte da primeira diretoria os empresários Ernesto Pereira Lopes, Baptista Lauria Ricetti, Miguel Abdelnur, Viriato Fernandes Nunes, Alfredo Maffei, Emílio Fehr e Nicolino Pileggi.

Fundado em 1954, tem sido uma força motriz para a inovação e crescimento, proporcionando suporte às indústrias locais através de iniciativas como capacitação, consultoria técnica e parcerias estratégicas, incentivando a formação de mão de obra qualificada, através do SESI E SENAI, essencial para o desenvolvimento tecnológico da cidade.

Nos últimos anos, o CIESP tem focado em inovação, ajudando empresas a se adaptarem às novas tecnologias e tendências de mercado. Organizando eventos, workshops e cursos, proporcionando atualização contínua e networking para empresários e profissionais.

Continuamos a olhar para o futuro com otimismo, planejando novas iniciativas para manter a região na vanguarda da indústria e tecnologia.

A celebração dos 75 anos não é apenas um marco histórico, mas também um momento para reafirmar o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, preparando-se para os desafios e oportunidades dos próximos anos.

Essa celebração é um tributo à dedicação e ao espírito colaborativo de todos os que fizeram parte dessa jornada.

Com uma história rica e um olhar firme no futuro, a instituição continua a ser um catalisador para o crescimento econômico e a inovação, fortalecendo ainda mais sua missão de promover o progresso e a competitividade das indústrias locais.

 

 

 

 

Foto: Atualmente o diretor titular é Marcos Henrique dos Santos (2022-2025)

Diretorias

Em sua trajetória a entidade foi presidida pelos seguintes industriais:

Germano Fehr Junior (1949/1966);

Ernesto Pereira Lopes Filho (1967/1968);

Miguel Abdelnur Filho (1969/1977);

Dário Rodrigues (1977/1980);

Coriolano Morato Ferraz Meirelles (1980/1983);

Georges Schnyder (1983/1988);

Gerson Edson Toledo Piza (1989/ 2001);

Sergio Pepino (2004 – 2007);

Ubiraci Moreno Pires Correa (2007-2017);

Emerson Chu (gestão 2018-2021).

 

Atualmente o diretor titular é Marcos Henrique dos Santos (2022-2025).

 

Fatos relevantes:

  • 1966 – Aquisição da Sede Própria em abril de 1966. (Sala 703 – 7º and. Edifício Conde do Pinhal)
  • 1968 – Doação ao CIESP pela Lápis Johann Faber S/A, do terreno para construção do SESI em 01/outubro/1968.
  • 1984 – Apoio a criação do Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec), com a finalidade de promover o desenvolvimento regional, otimizando os custos de inovação tecnológica e valorizando o empreendedorismo, onde o CIESP tem acento no Conselho de Administração.
  • 1997 – Construção da Sede Própria e inauguração em 1997.
  • 2004 – Distrito Industrial “Miguel Abdelnur” – Conquista da execução de toda Infraestrutura (drenagem, pavimentação asfáltica) inauguração em 2004
  • 2005 – Conquista de Incentivos Fiscais para Indústrias locais – IPTU – ICMS – Lei Municipal Nº 13.692, promulgada em 25 de novembro de 2005, que altera a PGV (Planta Genérica de Valores), base para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano.
  • 2010 – Distrito Industrial CEAT – Centro Empresarial de Alta Tecnologia “Dr Emilio Fehr”. Conquista da execução de toda Infraestrutura (drenagem, pavimentação asfáltica, gramagem) – Inauguração em 2010.
  • 2011 – EXPO CIESP 2011 – 1ª Mostra Industrial do CIESP São Carlos com a participação de empresas associadas onde mostraram seus produtos para compradores da região e sociedade em geral.
  • 2020/2021 – Participação do CIESP em Comitê da Prefeitura sobre a Pandemia Corona Virus, ajudando a realizar doações de Colchões Pneumáticos, Mascaras Face Shild, Máscaras com Nano Tecnologia, Campanha de Arrecadação de Alimentos.
  • 2023 – Conclusão do asfaltamento do Parque São José, luta de mais de 30 anos, e que foi retomada por iniciativa do Ciesp São Carlos.
  • 2023 – Recriação da Secretaria de Desenvolvimento de São Carlos, reivindicação do Ciesp para estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento industrial.

 

 

Foto: Atualmente o diretor titular é Marcos Henrique dos Santos (2022-2025)

Fotos: Divulgação

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x