5 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Com novo ICMS, Gasolina deve subir no dia 1º

Com novo ICMS, Gasolina deve subir no dia 1º

A estimativa é que a Gasolina suba 5% em São Paulo, de acordo com a Leggio Consultoria

31/05/2023 10h39 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Com novo ICMS, Gasolina deve subir no dia 1º Foto: Agência Brasil / Reprodução

Após a queda do preço da gasolina, anunciada no dia 16 de maio pela Petrobras, a entrada em vigor da alíquota única e fixa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá trazer aumento. A partir de 1º de junho, a cobrança será de R$1,22 por litro em todo o território nacional. A estimativa é que a Gasolina suba 5% em São Paulo, de acordo com a Leggio Consultoria. Atualmente, as alíquotas são proporcionais ao valor e são definidas por cada estado, variando geralmente entre 17% e 18%. A mudança trará impactos para o consumidor final, já que o valor do tributo é embutido no preço de revenda.

Segundo o presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz), Carlos Eduardo Xavier, o novo valor está nos termos do que prevê a unificação do ICMS dos combustíveis ad rem, ou seja, nacional e específica, cobradas uma só vez.

Xavier disse que a premissa básica para definir a alíquota foi olhar mais para as unidades federadas a fim de que elas não tenham mais perdas. “Fazemos um cálculo em cima de uma média do que temos hoje de alíquotas modais no país e chegamos a este valor, que é um valor que dá conforto às 27 unidades federadas”, disse Xavier. Ele explicou que, com este valor, as unidades federativas não terão mais perdas na arrecadação, em um contexto de perdas desde o ano passado.

Com informações da Agência Brasil.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x