Comércio reclama da queda nas vendas
As vendas realizadas na semana que antecedeu ao Dia das Mães cresceram menos que o esperado pelo setor varejista da cidade. Dirigentes do Sindicato Varejistas de São Carlos e da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) afirmaram que a expectativa de atingir 8% nas vendas este ano, acima dos números do período em 2011, não se concretizou.
De acordo com o presidente da Acisc, Alfredo Maffei Neto, os comerciantes estimavam um índice que cobrisse a inflação do período, de 5,5% e um ganho real de até 2,5% que seria um volume que mostraria o aquecimento do setor na segunda melhor data de vendas do ano, já que a primeira fica com as festas de final de ano. “O que não ocorreu”, afirmou.
Paulo Roberto Gullo, que responde pela presidência do Sindicato Varejista da região, afirmou que não tem a consolidação dos números do comércio, mas em uma análise empírica feita durante a manhã de sábado, véspera do Dia das Mães, segundo ele, o fluxo de pessoas estava bastante abaixo do esperado para a data. Ele atribui isso ao clima, especificamente à chuva e ao frio que se abateram sobre a cidade na sexta-feira e no sábado passado.
“O meu balizamento foi feito pelo número expressivo de estacionamento rotativo vazio no Centro da cidade. Infelizmente o clima não favoreceu as vendas”, afirmou.
Segundo os economistas da Serasa Experian, este Dia das Mães registrou evolução das vendas inferior ao de 2011, confirmando os resultados da última Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial. O maior endividamento do consumidor foi determinante para tal desempenho, que, mesmo com as promoções, não superou igual data do ano passado.
Para o gerente de vendas da loja de eletrodoméstico J. Mahfuz, Fabrício Dantas, o valor de vendas empatou com o ano passado. “Vendemos o mesmo valor, perto de R$ 70 mil, nos dois dias que antecederam ao domingo. A expectativa era para vender pelo menos 6% a mais. Entretanto, a chuva no sábado de manhã tirou o consumidor da rua”, disse.
Em tom mais otimista, o gerente da nova loja Cybelar, que atua há 30 dias na cidade, Fábio Romero, afirmou não ter parâmetro para comparar com anos anteriores, mas a meta de vendas, segundo ele, foi atingida e até ultrapassou em 20%.
Já o gerente administrativo da loja Colombo, Rafael Carlos Sitolin, afirmou que vendeu 30% a menos este ano, se comparado com a meta estabelecida pela rede de lojas nos dois últimos anos. “Durante a semana, o fluxo de clientes foi baixo e no sábado pela manhã a chuva dispersou ainda mais o consumidor”, afirmou.