23 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Desempregados: Maioria é de inexperientes e sem qualificação

Desempregados: Maioria é de inexperientes e sem qualificação

09/01/2012 11h08 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Desempregados: Maioria é de inexperientes e sem qualificação

Apesar de serem muitas as pessoas que procuram a Casa do Trabalhador aquiem São Carlos, no mercado de trabalho ainda há um déficit de profissionais.

A reportagem do jornal Primeira Página foi às ruas para traçar um perfil das pessoas desempregadas são-carlenses, para saber mais a fundo o motivo dessa grande falta de profissionais no mercado, mesmo com a alta demanda.

O jovem Rodrigo Cabral de Melo, de 18 anos e que está há mais de cinco meses desempregado, falta experiência, e ele afirma que isso acaba sendo determinante na escolha. “As empresas precisam de mão-de-obra, mas não contratam pessoas sem experiência, é um circulo vicioso”, comenta.

Para Adriano Bocaletti, o problema da falta de experiência é aliado, muitas vezes, a falta de especialização. “Tem jovens profissionais que além do problema da inexperiência não sabem fazer o serviço que tem demanda. O cara que estudou um técnico em mecânica e vai lá procurar emprego de pedreiro é complicado, né?”, afirma.

Segundo a chefe de divisão da Casa do Trabalhador, Luciana de Cássia Dominicucci, empregos na construção civil, para vendas no comércio e auxiliar de cozinha e limpeza são exemplo dos que sempre tem uma alta demanda. “São demandas que aparecem em determinadas épocas do ano. Por exemplo, a própria construção do Savegnago aquiem São Carlosjá gera uma procura maior”.

Ela fala ainda que, às vezes, são abertas também vagas para curso superior, o que diversifica ainda mais as pessoas que aparecem para procurar vagas. “Acontece de algumas vezes termos vagas para cursos superiores também, embora seja mais raro”, aponta.

Ela finaliza dizendo que há profissões onde a demanda por profissionais também são altas, mas que, por serem específicas demais, exigem experiência. “Para Marceneiros, Serralheiros, Carpinteiros, Padeiros, Eletricistas, a maioria já está empregado, aí acaba sobrando vagas”, conclui.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x