Dólar fecha estável com cautela em véspera de feriado
O dólar fechou praticamente estável ante o real nesta quinta-feira, 11, com investidores evitando fazer grandes operações em véspera de feriado no Brasil e com o mercado ainda travado devido à constante vigilância do Banco Central.
A moeda norte-americana teve variação negativa de 0,02 por cento, a 2,0409 reais na venda, e fechou perto da máxima da sessão de 2,0420 reais. A mínima foi de 2,0352 reais.
Ao longo do dia, a divisa chegou a cair mais após dados melhores do que o esperado de auxílio-desemprego nos Estados Unidos trazerem otimismo aos investidores.
Na semana, o dólar acumulou ganhos de 0,52 por cento frente ao real, pressionado por temores sobre a economia global. Na quarta-feira, a moeda fechou no maior patamar em pouco mais de um mês.
Operadores, no entanto, acreditam que a tendência é que a divisa continue próxima ao nível de 2,03 reais.
“Como é feriado na sexta-feira, os investidores acabam se resguardando um pouco mais, preferem não ficar muito vendidos. Mas a moeda deve ficar mais nesse patamar de 2,03 reais”, disse o superintendente de câmbio da Intercam Corretora, Jaime Ferreira.
O dólar vem apresentando variações modestas em função das recentes atuações do BC no mercado de câmbio.
A autoridade monetária já deixou claro que não quer um câmbio abaixo de 2 reais nem acima de 2,10 reais, mas a divisa norte-americana tem se mantido em uma faixa ainda mais estreita de negociação, entre 2 e 2,05 reais.
Operadores, porém, só vêm o BC voltando a atuar na ponta vendedora de dólares, para impedir que a moeda suba, no caso de um avanço mais repentino que leve a moeda para perto do patamar de 2,10 reais.
“Não acredito que ele (o BC) chegaria a atuar vendendo dólares perto do 2,05 reais, ele só faria isso no caso de uma pressão muito grande, um salto mais rápido, talvez com a moeda chegando a 2,08 reais”, disse Ferreira.