Dólar ganha 0,27% ante real com saídas pontuais de divisas
O dólar interrompeu uma série de três quedas e encerrou em alta frente ao real nesta segunda-feira, 29, uma vez que operações pontuais de saída de dólares ofuscaram as entradas decorrentes das ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) da Smiles e da BB Seguridade.
Investidores também tentavam pressionar para cima as cotações da moeda norte-americana antes da formação na terça-feira da Ptax, taxa calculada pelo Banco Central.
A moeda norte-americana ganhou 0,27 por cento, cotada a 2,0048 reais na venda. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 2,9 bilhões de dólares.
“Não teve nenhuma notícia ruim, a gente só viu realmente isso, um movimento local, direcionado para saída”, disse o operador de câmbio Glauber Romano, da Intercam.
Essas transações compensaram o efeito dos IPOs da BB Seguridade e da Smiles, que estão injetando bilhões de dólares num mercado que, segundo analistas, estava carente de divisas.
O braço de seguros e previdência do Banco do Brasil movimentou cerca de 11,475 bilhões de reais, marcando o maior IPO do mundo em sete meses, enquanto a empresa de fidelização da Gol obteve ao redor 1,132 bilhão de reais.
Os dólares de ambas as operações precisam entrar no mercado até 2 de maio, data da liquidação financeira.
Essa expectativa de entrada de recursos significa que a tendência ainda é de fortalecimento do real no curto prazo, segundo especialistas.
Nesta sessão, no entanto, o interesse dos bancos por uma cotação maior do dólar no fechamento da Ptax de abril impediu a queda do dólar.
“Como esse é o movimento de formação de Ptax e amanhã (terça-feira) já é o último dia, provavelmente amanhã esse mercado requebra para baixo”, disse o gerente da mesa de câmbio da Advanced Corretora, Celso Siqueira.
A Ptax de abril, que é usada com referência na liquidação de diversos contratos de câmbio e derivativos, será calculada por volta das 13h da terça-feira.