23 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar sobe 0,06% com mercado ainda travado pelo BC

Dólar sobe 0,06% com mercado ainda travado pelo BC

26/10/2012 20h36 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dólar sobe 0,06% com mercado ainda travado pelo BC

O dólar fechou praticamente estável ante o real nesta sexta-feira, 26, com a constante vigilância do Banco Central mantendo o mercado de câmbio engessado e evitando que investidores façam grandes operações. A expectativa é de que essa tendência, que ficou evidente durante toda a semana, siga nos próximos dias.

 

A cautela no exterior sobre a recuperação da economia global, após resultados corporativos fracos nos Estados Unidos, também contribuiu para que a moeda norte-americana tivesse baixa volatilidade.

O dólar teve leve alta de 0,06 por cento, a 2,0267 reais na venda. Na semana, a moeda teve perdas de apenas 0,08 por cento.

Durante o dia, a divisas oscilou apenas entre 2,0248 e 2,0280 reais. Segundo dados da BM&F, o volume negociado estava em torno de 2,696 bilhões de dólares.

Com a proximidade do final do mês e o fechamento da Ptax de outubro, operadores acreditam que podem ser vistas oscilações um pouco maiores do que nos últimos dias no início da próxima semana, mas nada que retire a moeda do patamar atual. O receio de atuação do BC deve manter as quedas limitadas.

“Não descarto que o BC possa atuar de novo, mas só se vir necessidade, com um fluxo maior ou se a moeda cair mais”, disse o economista da Link Investimentos Thiago Carlos.

A taxa do fechamento do mês da Ptax é usada como referência para diversas operações, fazendo com que investidores briguem por patamares que tragam mais vantagens.

O BC fez, na terça e na quinta-feira, leilões de swap cambial reverso – que equivalem a uma compra de dólares no mercado futuro -, rolando contratos que vencem no dia 1º de novembro. O movimento foi visto pelo mercado com mais um sinal de que a autoridade monetária não quer a moeda abaixo de 2 reais.

A operação, por outro lado, já era esperada pelo mercado e por isso não exerceu grande pressão sobre a cotação.

Além das intervenções do BC, o governo brasileiro deixou claro que vai manter o real desvalorizado para proteger a indústria nacional. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já assumiu que o sistema cambial atualmente é de flutuação “suja” e que isso irá durar o tempo que for necessário para defender o país da chamada “guerra cambial”.

Fontes do governo afirmaram à Reuters que a flutuação “suja” visa deixar o câmbio mais previsível para encorajar os empresários a investirem, além de encarecer importações.

No exterior, por sua vez, outras moedas rondavam a estabilidade frente ao dólar, com dados melhores do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA não sendo suficientes para tirar o pessimismo trazido por resultados corporativos fracos, como o da Apple.

Às 18h07, o dólar tinha estabilidade ante uma cesta de divisas, enquanto o euro tinha leve alta de 0,01 por cento frente a divisa norte-americana.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x