Empreendedor dobra faturamento
Programa de microcrédito produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinado a pequenos empreendedores que buscam financiamento
Agência SP
O empreendedor Guilherme Torres, de 32 anos, transformou a receita familiar do pão de queijo em negócio lucrativo com o apoio do Banco do Povo (BPP), programa de microcrédito produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Foi no final de 2016 que Guilherme, seus pais e irmãos se mudaram do Mato Grosso do Sul e iniciaram a Proteijo, uma marca de pão de queijo minas frescal. “Viemos para São José dos Campos com a ideia de montar o nosso próprio empreendimento. Inicialmente, meus pais queriam abrir uma cafeteria, mas sempre fui apaixonado por linha de produção e decidimos abrir uma fábrica e produzir o pão de queijo com a receita desenvolvida pela minha mãe”, comenta.
O empreendedor conta que, com o empréstimo do Banco do Povo, comprou máquinas para aumentar a produção e a renda. “Já solicitei crédito no Banco do Povo duas vezes e usei o dinheiro para comprar equipamentos que me ajudaram a produzir cinco vezes mais rápido, então ganhei tempo para cuidar das outras áreas do meu negócio, dobrando o faturamento.”
Ele acrescenta ainda que seus principais clientes são hortifrútis e lojas de produtos naturais a granel de mais de 10 cidades da região de São José dos Campos. “Começamos vendendo por delivery para o consumidor final, mas, com a melhoria dos equipamentos da fábrica, focamos na produção para lojistas.”
“O nosso pão de queijo é uma opção nutritiva, fonte de proteína e cálcio, com baixo teor de gordura e carboidratos, sem glúten e conservantes. O nome ‘Proteijo’ vem dessa junção da proteína e o queijo”, explica.
Assim como Guilherme, empreendedores formais e informais do estado de São Paulo que tenham interesse em ampliar o seu negócio podem solicitar crédito do BPP com condições especiais e juros bem abaixo do que são praticados no mercado.
Linhas de crédito
O Banco do Povo possui três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil. O financiamento pode ser utilizado para capital de giro, investimento fixo ou misto, como: aquisição de mercadorias em geral; matérias-primas; máquinas e equipamentos; ferramentas; itens para publicidade e divulgação do empreendimento; e Software e Hardware.
Entenda como conseguir o crédito
Para solicitar o microcrédito, os interessados devem realizar uma atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP (confira aqui a lista) e não possuir restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual. É preciso realizar um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo Qualifica SP nas modalidades presencial e virtual. Ao comparecer a uma unidade conveniada, o empreendedor precisa levar os documentos exigidos (veja aqui a lista de documentos) e o certificado de conclusão do curso.