23 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Especialista dá dicas de onde investir em 2012

Especialista dá dicas de onde investir em 2012

09/01/2012 11h06 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Especialista dá dicas de onde investir em 2012

Investir é um hábito a ser cultivado. Fatores como a crise na Europa, a instabilidade político-econômica constatada nos Estados Unidos e a queda de mais de 18% do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, tornam esse hábito ainda mais difícil de ser concretizado. Diante deste cenário, o professor e economista Jônatas Rodrigues da Silva traça um panorama para orientar o que, em termos de investimento, seria recomendável fazer em 2012.

As notícias não são muito excitantes e o painel econômico está cheio de improbabilidades, por isso é necessário não apenas conhecimento, mas também precaução e bastante tranquilidade para tomar as decisões mais apropriadas a cada objetivo.

Segundo o economista, 2012 não promete ser um bom ano para a bolsa de valores, pois neste primeiro semestre a tendência é que a sua queda seja ainda mais acentuada do que em 2011. “Para o investidor de médio, aquele que não pretende fazer uso do dinheiro nos próximos 5 anos, o momento é favorável. Recomendo a compra de ações de empresas bem fundamentadas ou fundos de índices (ETF)”, explica Silva.

Empresas fornecedoras de energia e empresas de consumo são bons exemplos de geradoras de caixa e pagadoras de dividendos, pois são empreendimentos que necessitam de pouco dinheiro para operar e possuem uma demanda estável.

Outra recomendação feita pelo economista são os investimentos em títulos públicos com rentabilidade pré-fixada (LTN), que ainda estão com boa remuneração, atingindo em torno de 11,50% ao ano. “Com a tendência de queda da taxa SELIC, estes títulos perderão a atratividade ao longo do ano. Por isso, o ideal é efetuar a compra já. Para investimentos acima de 20k também é possível conseguir boa remuneração no Certificado de Depósito Bancário (CDB)”, afirma.

 O ouro foi considerado o melhor investimento nos últimos dois anos, o que pode

ser um ativo real e de segurança. “Em momentos de incerteza na economia, geralmente há um movimento de compra do metal, portanto, para 2012, ainda pode ser boa escolha”, declara o economista.

 Para o investidor que deseja lucro nos próximos dois anos, a sugestão são os títulos públicos: CDBs e Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Já para aqueles que têm o tempo como aliado, Silva recomenda a compra de fundos de investimento com índice de mercdo, como BOVA (índice que espelha o Ibovespa) ou PIBB (Papéis de Índice Brasil Bovespa). “Também sempre indico a diversificação dos investimentos, um mix entre renda fixa e variável”, finaliza o economista.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x