Fique atento ao preencher um cheque em 2013
Devido à distração das pessoas ao preencherem cheques neste mês de janeiro, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pede maior atenção em colocar o ano de 2013 ao datar um cheque. Até o final do mês de janeiro cheques que tenham erro serão aceitos pelos bancos.
O procedimento que os bancos vão seguir é verificar se o cheque foi emitido dentro do prazo permitido, seis meses, e analisar se o erro foi um equívoco. Sobretudo, é importante destacar que a partir de fevereiro cheques com datas anteriores a 2012 não valerão mais.
“Essa medida irá beneficiar os clientes, tanto o depositante quanto o emitente, e minimizará impactos e transtornos nos serviços de compensação dos bancos”, avalia Walter de Faria, diretor adjunto de serviços da Febraban.
No primeiro mês do ano é comum acontecerem esses eventuais erros; em vez de escrever 2013 por a data do ano passado. “No primeiro dia do mês a pessoa tem que ficar atenta, pois faz sem perceber”, diz Adilson Santos, funcionário de uma lanchonete.
Ele afirma que no mês de janeiro é comum esse tipo de erro, mas hoje em dia as pessoas não usam tanto cheques, os cartões de débito e crédito estão mais populares.
Já para Márcia Maia, a distração é grande. “No segundo dia do ano acabei indo ao supermercado e fiz um cheque, na correria datei como 2012”, conta.
Alerta de segurança da Febraban ao utilizar cheques
Emita sempre cheques nominais e cruzados;
Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário;
Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.