Goodrich troca São Carlos por Atibaia
Até o final de agosto, a empresa Goodrich Corporation, que atua no setor de manutenção de componentes de motores de aeronaves, desativará a sua unidade em São Carlos para se instalar em Atibaia (SP), que fica na Região de Bragança Paulista, entre Campinas e São Paulo. A informação foi obtida com exclusividade pelo Primeira Página, através de fontes ligadas ao setor aeroviário.
Boa parte dos 50 trabalhadores que atua atualmente na Goodrich irá para Atibaia para atuar na nova planta da empresa. Desde 28 de outubro de 2009 a unidade da empresa de capital norte-americano funciona num condomínio empresarial com área de 4,6 milhões de metros quadrados, no Centro de Manutenção da TAM.
Assim, Atibaia receberá investimentos de US$ 30 milhões nos próximos anos que, a princípio, seria realizado em São Carlos. Em sua nova sede, a empresa planeja gerar até 200 empregos num curto espaço de tempo. O objetivo e firmar novas parcerias com fabricantes de aeronaves, como Boeing e Embraer, entre outras.
Com tal decisão, chega ao fim uma parceria da TAM com a Goodrich com investimentos de US$ 4 milhões. De acordo com fontes ligadas à empresa, a decisão da Goodrich atenderia a interesses logísticos.
Embora o setor de recursos humanos da Goodrich, através da funcionária Eliane tenha informado que a decisão da mudança ainda não havia sido tomada, a TAM confirma em nota oficial que não renovará o contrato com a empresa americana e que assumirá as operações hoje efetuadas pela Goodrich, como os serviços de manutenção em entradas de ar, reversores e outros componentes.
DURO GOLPE – A Goodrich é fornecedora mundial de sistemas e serviços para o mercado de aeronaves, segurança nacional e defesa. Atua em 16 países e a unidade de São Carlos foi a primeira unidade da América Latina. Sua transferência para Atibaia representa um duro golpe no fortalecimetno do pólo aeronáutico da Região Central Paulista.
O mercado de manutenção aeronáutica movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano no país. Com o início dos trabalhos no Brasil, o tempo de manutenção de peças do motor de aviões foi reduzido em até 60%. Antes, os reparos eram feitos na Europa ou nos EUA.
MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA – A Embraer também escolheu a região e construiu em Gavião Peixoto uma unidade onde são fabricados jatos comerciais e aviões militares. Uma das facilidades para as empresas é a mão de obra qualificada. Além dos cursos técnicos mantidos por entidades particulares e pelo Senai, a Usp de São Carlos oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. “Estamos criando grandes talentos na área aeroespacial e seria muito bom que eles ficassem aqui
OUTRO LADO – O secretário municipal de Emprego, Emerson Domingues, afirmou ontem que lamenta a saída da Goodrich, mas ressalta que a Prefeitura não foi consultada em momento algum sobre este assunto. “Foi uma questão entre as duas empresas e chegou-se a este desfecho. O governo municipal não foi consultado e também não recebeu qualquer reivindicação da Goodrich. A informação que temos é que parte da mão de obra da empresa migrará para a nova unidade e os demais serão absorvidos pela própria TAM. Sendo assim, não vejo impacto negativo no nosso polo aeronáutico”.
A Nota Oficial da TAM
“A TAM MRO, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM S.A., informa que está criando uma oficina de reparos própria dentro de seu centro tecnológico em São Carlos e internalizará os serviços de manutenção em entradas de ar, reversores e outros componentes, que antes eram terceirizados para a empresa Goodrich. Por causa desta mudança, a TAM MRO não renovará seu contrato de locação com a Goodrich.”
Logo, com uma prefeitura tãããããããããããõ honesta, são carlos só terá famílias falidas, negociatas pilantras e cactus…… Ehhhh acho que nem cactus pois nem a terra é fértil.