Inadimplência cai 23,47% em 2012
Os dados registrados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), apontam uma queda de 23,47% na inadimplência nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e maio de 2012 houve a inclusão de 9.403 consumidores no cadastro de inadimplentes. Nos cinco primeiros meses do ano passado este número chegou a 12.288 consumidores.
Levando-se em conta apenas o mês de maio de 2012, houve uma queda de 26,93% no registro de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. No quinto mês do ano passado 2.766 pessoas passaram a fazer parte da lista dos maus pagadores contra 2.021 de maio deste ano.
Números negativos na questão da inclusão de consumidores no SCPC somente são encontrados quando confrontamos os números de maio com os de abril deste ano. Aí, chegamos a um aumento de 9,16% no calote. Em abril de 2012, o cadastro de maus pagadores incluiu mais 2.021 pessoas contra 1.764 que entraram na lista no mês anterior
O presidente da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, explica que o pequeno aumento da inadimplência registrado em maio mostra as dificuldades dos consumidores em honrar as dívidas de início de ano. Neto afirma que a redução nas taxas de juros não deve aumentar ainda mais a quantidade de calotes, pois os bancos, por outro lado, tendem a endurecer os critérios para a concessão de empréstimos.
O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, afirma que após um salto no início do ano, a inadimplência recuou em seguida. “Á medida em que vamos avançando no ano e somando meses, vamos notando uma queda gradual e constante na inadimplência, o que é ótimo para todo o setor varejista de São Carlos”.